Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), sobre Contextualização no ensino de Astronomia

Autores/as

  • Genilson C. C. de Oliveira aInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Kaleb R. Alho R. Alho Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Moriel M. Tenório M. Tenório Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Ensino de Astronomia, Contextualização, Astronomia, Física.

Resumen

Neste trabalho de levantamento bibliográfico teve como principal objetivo analisar os trabalhos que tratam do tema Contextualização do ensino de Astronomia publicados nas edições do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA). Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos enfoques dos artigos selecionados por meio da leitura do resumo de cada publicação, separando os mesmos por categorias. A partir desse procedimento, foram analisados os anais do I SNEA (2011) ao IV SNEA (2016). Deste modo, foram localizados 10 artigos relacionados ao tema desejado de um total de 423 trabalhos aprovados. Por meio da análise dos dados foi possível verificar as principais tendências e concepções presentes nas publicações que estão relacionadas ao levantamento de concepções alternativas, atividades experimentais, análise de materiais didáticos e formação de professores.

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Biografía del autor/a

Genilson C. C. de Oliveira, aInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Graduação em física e matemática

Kaleb R. Alho R. Alho, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Neste trabalho de levantamento bibliográfico teve como principal objetivo analisar os trabalhos que tratam do tema Contextualização do ensino de Astronomia publicados nas edições do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA). Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos enfoques dos artigos selecionados por meio da leitura do resumo de cada publicação, separando os mesmos por categorias. A partir desse procedimento, foram analisados os anais do I SNEA (2011) ao IV SNEA (2016). Deste modo, foram localizados 10 artigos relacionados ao tema desejado de um total de 423 trabalhos aprovados. Por meio da análise dos dados foi possível verificar as principais tendências e concepções presentes nas publicações que estão relacionadas ao levantamento de concepções alternativas, atividades experimentais, análise de materiais didáticos e formação de professores.

Moriel M. Tenório M. Tenório, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Professor no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Citas

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Publicado

16/11/2021

Cómo citar

de Oliveira, G. C. C., Alho, K. R. A. R., & Tenório, M. M. T. M. (2021). Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), sobre Contextualização no ensino de Astronomia. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 3. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6553-23832-1-SM.PDF

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