O fantasma da obra: autoralidade e instâncias da enunciação na cenografia autobiográfica

Autores

  • Tiago Eric Abreu UFU - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.219-237

Palavras-chave:

Análise do discurso, autoralidade, instâncias da enunciação.

Resumo

Este artigo propõe uma análise do funcionamento discursivo da autoria e das instâncias de enunciação em textos autobiográficos, a partir do quadro conceitual da Análise do discurso (MAINGUENEAU, 2016), com o objetivo de investigar de que modo os eventos enunciativos do corpus instituem um regime de subjetivação em que se inscrevem imagens de autor, constituídas na cenografia que legitima a enunciação. Analiso os eventos enunciativos de textos autobiográficos associados ao campo da Psicologia. O estudo se desenvolve em torno ao mecanismo de inscrição da subjetividade por meio da mobilização das noções de imagem de autor e cenografia, a fim de reafirmar a tese de que o enunciador cria as condições da própria enunciação. Trabalho com um corpus composto de textos autobiográficos de Carl Gustav Jung (1875-1961) – fundador da Psicologia Analítica, portanto, um posicionamento específico de um discurso constituinte. A análise apresentada demonstra que, no texto autobiográfico “Livro Vermelho”, a cenografia valida a inscrição da subjetividade autoral e legitima a fala individual como campo de estudos. O fato de a publicação da obra póstuma de Jung ter modificado a imagem do autor permite afirmar que, em um regime de subjetivação discursiva, inscrevem-se ao menos três instâncias de enunciação distintas na cenografia autobiográfica.

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Biografia do Autor

Tiago Eric Abreu, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo ILEEL-UFU (Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia), e Mestre em Musicologia pelo Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes (PPGMU-IARTE-UFU) da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve estudos nas áreas de Análise do discurso, Linguística Aplicada, oralidade, vocalidade e música medieval. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL-UFU). É membro dos grupos de pesquisa CED - Círculo de Estudos do Discurso, e Symphonía: grupo de pesquisas e estudos em música, estética musical e história da música, dos Institutos de História (INHIS) e de Artes (IARTE-UFU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

05/11/2020