Docência na tela: dos modos de dizer à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.75-90

Palavras-chave:

Educação a distância, Atividade docente, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar o movimento das representações em torno da prática de ensino no contexto de trabalho da educação a distância. Para a realização deste estudo, orientamo-nos a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) - Bronckart, (1999) e Bronckart e Bulea (2017). A pesquisa se vincula ao conjunto de métodos do paradigma qualitativo interpretativista, postulado por Bortoni-Ricardo (2008), Flick (2009) e Gil (2002). Os resultados da análise revelam que determinados mecanismos enunciativos, como as vozes e as modalizações, podem orientar a dinâmica das representações. E essas representações tendem a se ancorar nas vivências da modalidade presencial de ensino. Assim, em um processo migração de práticas – presencial e on-line –, pode-se delinear ressignificações para o saber-fazer do professor.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Voges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), na linha de pesquisa Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Graduação em andamento em Pedagogia (UNIFRAN). Graduada em Letras/Literatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos do Texto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Especialização em Docência e Tutoria na Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Experiência no ensino da Língua Portuguesa em EEF e Curso Técnico. Cursos de Especialização e Graduação em Educação a Distância. Tutora EaD em Universidade La Salle (UNILASALLE). Produtora de conteúdo EaD. Membro do grupo de pesquisa Tessitura: Vozes em (Dis)curso, do(a) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Maria Alzira Leite, Unicamp (Colaboradora em pesquisa)

Possui GRADUAÇÃO em LETRAS pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001). Atualmente, cursa uma 2a LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. ESPECIALISTA em PSICOPEDAGOGIA - ênfase em ensino especial e inclusão e MESTRADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), DOUTORADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com período PDSE na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. PÓS-DOUTORADO em LINGUÍSTICA APLICADA pela Unicamp (2016). Possui experiência nos ensinos fundamental 1 e 2; Médio; EJA; Graduação, Mestrado e Doutorado. Já atuou como Membro de Comitê de Ética e Pesquisa e coordenação de graduação. E, ainda, experiência como coordenadora institucional do PIBID e da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. As suas pesquisas abrem diálogo com formação docente, ensino, representação social, letramentos e discurso. Atua, também, como corretora da prova escrita CELPEBRAS

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Publicado

01/06/2021