A DIÁSPORA HAITIANA, A NOÇÃO DE HOS(TI)PITALIDADE E A BUSCA DO LUGAR SOB O OLHAR GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5546

Palavras-chave:

Imigração Haitiana, Diáspora Haitiana, Hos(ti)pitalidade, Lugar.

Resumo

Este artigo busca compreender a situação da diáspora haitiana no contexto brasileiro, especificamente, na cidade de Porto Velho - RO. Para tanto, utilizamos a metodologia da “História Oral” de Meihy (2005), a perspectiva desconstrutivista e noções de hos(ti)pitalidade de Derrida (2003). Os objetivos do trabalho são: a) entender a situação da diáspora haitiana nesse contexto atual; b) observar se os haitianos entrevistados se consideram incluídos no espaço amazônico em que vivem, especialmente, na sociedade portovelhense e c) compreender como se manifestam as noções de hos(ti)pitalidade na vida do imigrante. Para as reflexões foram entrevistados haitianos que moram no Brasil no período entre 2011 a 2019.  Como resultado observamos que devido a COVID-19 o público pesquisado vive uma incerteza sobre o futuro, no entanto, ecoam efeitos de sentido de que ainda há esperança de conseguirem realizar seus sonhos. Apreendemos que os entrevistados, em geral, se sentem incluídos no espaço amazônico e pertencentes a esse espaço, mesmo com todas as dificuldades encontradas. Percebemos, também, que os haitianos vivem entre a hospitalidade e a hostilidade, portanto, a noção de hos(ti)pitalidade está em constante multiplicidade de sentidos no discurso dos entrevistados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlot Jn Charles, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho.

Mestre em Geografia pela Fundação Universidade de Rondônia – UNIR, foi bolsista pela CAPES no mestrado (2020). Possui Licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia – FCR, foi bolsista do CNPq (2015). Membro do GepCultura - Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas. Coordenador e professor do CUPIH: Curso de Português para Imigrantes Haitianos (as) em Porto Velho.

Renata Aparecida Ianesko, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, foi bolsista pela CAPES no mestrado (2013). Especialista em Língua Inglesa pela Unipan/Uniban (2008). Possui Licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2007). Professora do Departamento de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Integrante do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO.

Josué da Costa Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho

Pós Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor titular do Departamento de Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenador do GepCultura - Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas.

Referências

Atlas agrigole d’Haïti. Ministère de l’Agriculture des Ressources Naturelles et du Développement Rural – MARNDR, 2009. Disponível em: http://agriculture.gouv.ht/statistiques_agricoles/Atlas/thematique_generale.html. Acesso em 21 de junho de 2020.

BURGEILE; IANESKO. A Aprendizagem de Português como Língua Adicional. In: Interletras. V. 6, Edição número 25, Abril/Setembro 2017.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

CHARLES, Charlot Jn. O HAITIANO E A PROCURA DO LUGAR NA DIASPORA PARA A AMAZÔNIA: língua, religião e representações. Dissertação de Mestrado em Geografia, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Porto Velho, 2020.

CHARLES, Charlot Jn; SILVA, Josué da. O sistema educativo da República do Haiti: os ciclos de ensino com ênfase da Filosofia. In: XIMENES, Claudia Cleomar; SOARES, Danúbia Zanotelli; CHARLES, Charlot Jn. Café com educadores: espaço escolar, lugar de inclusões e interações socioeducativas. Curitiba: Brasil, CRV, 2018. 344p. p. 89-96.

CORACINI, M. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Maria José Coracini. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: Natureza da Realidade Geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janini Ribeiro, São Paulo: Perspectiva, 2006.

DERRIDA, J. A farmácia de Platão. Trad.: Rogério da Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DERRIDA, J; ROUDINESCO, E. De que amanhã. Diálogos de Derrida e Roudinesco. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2004.

DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade / Jacques Derrida [Entrevistado]; Anne Dufourmantelle; tradução de Antonio Romane; revisão técnica de Paulo Ottoni. – São Paulo: Escuta, 2003.

DERRIDA, J. Margens da Filosofia. Trad.: Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães; revisão técnica Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1991.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo / Michael Foucault: tradução Jorge Coli. — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

HANDERSON, Joseph. Diáspora. As dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

JORDÃO, Roziane da Silva. A mulher haitiana em Porto Velho, Rondônia: imigração e gênero. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Federal de Rondônia, 2017.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LORELLE, S. To be free and French: Citizenship in France’s Atlantic Empire. 2017.

DORSAINVIL, J.-C. Histoire D’Haïti cours supérieur. Port-au-Prince, F.I.C., 1926.

MASSEY, Doreen B. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 176-185.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005.

MEF & ULCC. La stratégie nationale de lutte contre la corruption. ULCC : Haïti, 2009.

MIGNOLO, W. D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte, Ed. UFMG. 2003.

MOTTA, Rafael da. O HAITI E A MINUSTAH. Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/46860/RAFAEL%20DA%20MOTTA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em 21 de julho de 2019.

OBSERVATÓRIO DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA (OEC), Massachusetts Institute of Technology (MIT). Haiti (HTI) Exportação, Importação e Parceiro Comercial, 2014. Disponível em: http://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/hti/. Acesso em 29 nov. 2017.

OLIVEIRA, Lívia de. O Sentido do Lugar. In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

PRETI, D. (org) O discurso oral culto. 2ª ed. São Paulo: Humanitas Publicações. FFLCH/USP. 1999.

SCARAMAL, Eliesse dos Santos Teixeira. Haiti: fenomenologia de uma barbárie. Goiânia: Cânone Editorial, 2006.

SILVA, Julio César Félix da. Categorias Analíticas Da Geografia: Caminhos Para Leitura Do Espaço Geográfico. Revista Diálogos – N.° 14, P. 237-250, 2015.

TUAN, Yi-Fu. The Good Life. The University of Wisconsin Press, 1986.

Downloads

Publicado

31/10/2020