BINGO EDUCATIVO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.36026/04258r36Palavras-chave:
Impactos ambientais, Agricultura, Sustentabilidade, DesmatamentoResumo
O presente estudo analisa a utilização do jogo de bingo como estratégia didática para o ensino dos impactos ambientais resultantes das atividades agrícolas. Por meio de cartelas ilustradas e da mediação docente, a proposta pedagógica favorece um processo de aprendizagem interativo e participativo. O objetivo central é abordar os efeitos da agricultura sobre o meio ambiente de maneira lúdica, ao mesmo tempo em que se estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como atenção, observação e cooperação. A metodologia adotada fundamenta-se na participação ativa dos estudantes do 6º ano da Escola Prof. Orlando Freire, em Porto Velho, Rondônia, utilizando recursos pedagógicos dinâmicos e interativos para facilitar a compreensão dos conteúdos. A atividade proposta contribui para a assimilação de questões ambientais complexas, incluindo a poluição do solo, o uso de agrotóxicos e o desmatamento, ressaltando a importância da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Assim, buscando fomentar a reflexão crítica acerca da necessidade de conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre as consequências das práticas agrícolas no ecossistema.
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