BINGO EDUCATIVO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA

Autores

  • Rozilete Ferreira da Costa Universidade Federal de Rondônia
  • Rozangela Ferreira da Costa Neves Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.36026/04258r36

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Agricultura, Sustentabilidade, Desmatamento

Resumo

O presente estudo analisa a utilização do jogo de bingo como estratégia didática para o ensino dos impactos ambientais resultantes das atividades agrícolas. Por meio de cartelas ilustradas e da mediação docente, a proposta pedagógica favorece um processo de aprendizagem interativo e participativo. O objetivo central é abordar os efeitos da agricultura sobre o meio ambiente de maneira lúdica, ao mesmo tempo em que se estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como atenção, observação e cooperação. A metodologia adotada fundamenta-se na participação ativa dos estudantes do 6º ano da Escola Prof. Orlando Freire, em Porto Velho, Rondônia, utilizando recursos pedagógicos dinâmicos e interativos para facilitar a compreensão dos conteúdos. A atividade proposta contribui para a assimilação de questões ambientais complexas, incluindo a poluição do solo, o uso de agrotóxicos e o desmatamento, ressaltando a importância da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Assim, buscando fomentar a reflexão crítica acerca da necessidade de conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre as consequências das práticas agrícolas no ecossistema.

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Publicado

02/09/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BINGO EDUCATIVO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA. (2025). Revista Presença Geográfica, 12(1), 269-281. https://doi.org/10.36026/04258r36

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