Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no Espaço Escolar
Um Relato de Vivências no Clube de História
Palavras-chave:
Lei 10.639/03; História e Cultura afro-brasileira; Ensino de História.Resumo
Este texto traz um relato de vivências no processo de desenvolvimento das atividades do Clube de História (CH), utilizando o ensino por investigação como abordagem didática para o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no Brasil. O Clube de História é um projeto de intervenção desenvolvido no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, na cidade de Catu-BA, constituído por estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de investigar e popularizar os elementos que compõem a história e a cultura afro-brasileira na cidade de Catu. A partir de metodologias ativas, como a pesquisa científica e a participação em feiras de iniciação científica júnior, os estudantes tornam-se protagonistas no processo de aprendizagem, refletindo sobre questões como identidade, pertencimento e valorização da cultura negra. Além disso, o projeto promove a desconstrução de estereótipos e o combate ao racismo, contribuindo para uma educação antirracista e libertadora. Como resultado, o Clube de História influenciou a criação de um projeto interdisciplinar na escola, ampliando as discussões sobre a cultura afro-brasileira e consolidando-se como uma prática pedagógica transformadora.
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