Letramentos Acadêmicos e a formação do professor

Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7806

Mots-clés :

Letramento acadêmico, Gêneros, Currículo

Résumé

Esse artigo apresenta pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de desenvolvimento de letramento acadêmico para os estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Acre considerando o currículo de 2018. Tendo em vista o gênero como ação social (MILLER, 2012), e ainda que os gêneros circulados no ambiente acadêmico demandam um letramento acadêmico para propósitos comunicativos (LEA; STREET, 1998), compreendemos a importância dessa investigação para a formação do professor pesquisador. A abordagem da pesquisa é qualitativa de análise documental e utilizou como dados o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Letras Inglês do campus sede da Ufac (Ufac, 2018) e os planos de ensino, aprovados pelo colegiado do referido curso, das disciplinas do primeiro semestre de 2022. Os resultados indicaram o desenvolvimento do letramento acadêmico por uma formação holística, interacionista e decolonial, e a necessidade da inclusão de outros gêneros que circulam no ambiente acadêmico como artigos acadêmicos e projetos de pesquisa, considerando sua importância para professores pesquisadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e Escrita. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BAZERMAN, C. Teoria da ação letrada. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 36-49.

LEA, M. R.; STREET, B. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, London, v. 23, n. 2, p. 157-166, jun. 1998.

MILLER, C. R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SATO, D.T.B.; BATISTA. JÚNIOR, J.R.; SANTOS, R.C.R. (Orgs.) Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy development, ethnography, and education. London: Longman, 1995.

STREET, B. V. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Paper entregue após a Teleconferência UNESCO Brasil sobre letramento e diversidade, outubro de 2003. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/street-traduzido.html. Acesso em: 10 ago. 2023.

UFAC. Projeto pedagógico curricular do curso de licenciatura em letras inglês. 2018.

Téléchargements

Publié-e

27/12/2023

Comment citer

Santana, L. F. C., & Lopes , Q. B. (2023). Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 197–208. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7806

Articles similaires

> >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.