Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 8 n. 2 (2021): EDIÇÃO ESPECIAL - ABRIL INDÍGENA: POVOS ORIGINÁRIOS - RESISTÊNCIAS E PROTAGONISMOS GEOGRÁFICOS

LUTA E RESISTÊNCIA DO POVO TENHARIN FRENTE AO EMPREENDIMENTO BARRAGEM TABAJARA NO RIO MACHADO

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i2.6144
Enviado
fevereiro 27, 2021
Publicado
15/10/2021

Resumo

A História do Povo Tenharin está envolta nos processos de ocupação da Amazônia, principalmente aqueles ligados ao sistema de Seringal e a construção da BR-230, nos anos 1970. A Transamazônica, como política estatal, modificou a organização social, cultural, política, econômica e estrutural das aldeias. Estrategicamente, os Tenharin passaram a ocupar a margem da estrada, como forma de garantir a defesa territorial e cultural, num esforço de empreender a luta por seus direitos constitucionais. Este trabalho teve como objetivo problematizar os dilemas da "ilusão da participação" de povos indígenas, especialmente os Tenharin-Kagwahiva afetados pela implementação de grandes empreendimentos, notadamente no que concerne a Hidrelétrica do Tabajara. De fato, 50% dos castanhais naturais da terra indígena Tenharin irão ser comprometidos pela hidrelétrica. Além disso, este trabalho buscou pontuar as estratégias indígenas de resistência frente a ação da agência estatal.

Referências

  1. ALMEIDA, Alfredo Wagner B. terras de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”, faxinais e fundo de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: EDUA/PPGSCA/UFAM, 2006.
  2. ARAÚJO, Jordeanes do Nascimento. O fenômeno da Liderança Tupi Kagwahiva: Trajetórias sociais, Resistência e Movimento Indígena no sul do Amazonas (tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, 2019.
  3. BARAÚNA, Gláucia. Conflitos Socioambientais no rio Madeira. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Amazonas. 2014.
  4. BERTOLIN, Gabriel Garcez. Entre Outros: Uma Análise da Transformação Ritual entre os Kagwahiva. Programa de Pós-graduação em Antropologia social (Dissertação de mestrado) UFSCAR, 2014.
  5. BORDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: DEIFEL, 1989.
  6. BORDIEU, Pierre. A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1999.
  7. CAVALCANTE, M. M.de A. Hidrelétricas do Rio Madeira-RO: território, tecnificação e meio ambiente/. 2012. 175 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Geografia, Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
  8. FRASER, Nancy. Igualdade, identidade e justiça social. Le Monde Diplomatique Brasil. 2012.
  9. FRASER, Nancy. Repensando o reconhecimento. Revista Enfoques: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Rio de Janeiro, v.9, n.1, p114-128, agosto de 2010.
  10. GEERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em Antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2001.
  11. GOHN, M. G. Teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Edição Loyola, 2002.
  12. MATOS, Maria Helena Ortolan. Rumos do movimento indígena no Brasil contemporâneo: experiências exemplares do Vale do Javari. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 2006.
  13. NÓBREGA, Renata da Silva. Contra as invasões bárbaras, a humanidade. A luta dos Arara (Karo) e dos Gavião (Ikólóéhj) contra os projetos hidrelétricos do Rio Machado, em Rondônia. Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2008.
  14. PAZ, L.R.L. da. Hidrelétricas e terras indígenas na Amazônia: desenvolvimento sustentável. 2006. 211 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia, Ciências em Planejamento EnergÉtico., Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  15. SWARTZ, M. Introduction. In. (Ed.). local-levelpolitics: social and cultural perspectives. Chicago: Aldine, 1968, p. 01-46.
  16. ZHOURI, Andréa. Belo Monte: crise do sistema ambiental e da democracia. In: ZHOURI, Andréa (Org.). Desenvolvimento, reconhecimento de direitos e conflitos territoriais. Brasilia: Aba, 2012. Cap. 2. p. 45-66.

Downloads

Não há dados estatísticos.