Pluriidentities in Ilha de Maré
for another possible logic for quilombola school education
Keywords:
Pluriidentities, Isle of Maré, Quilombola School Education, African continentAbstract
The present article seeks to analyze Quilombola School Education in the so-called quilombola schools in Ilha de Maré, Salvador, Bahia. Through the discussion initiated by the teachers, supported by the analysis of their speeches, complemented by literature review, the article shows a brief context of Ilha de Maré and seeks to understand how the speeches supported by the logic of identity representation interfere and build conflicts among the inhabitants of the island.
References
BRASIL, BAHIA, ILHA DE MARÉ. Bahia Meu Amor. Governo do Estado da Bahia. BahiaTursa. 6º vídeo da série. 2019.
BRASIL, BAHIA, ILHA DE MARÉ. Bahia Meu Amor. Governo do Estado da Bahia. BahiaTursa. 8º vídeo da série. 2019.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. vol. 1. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
HAMPATÊ BÁ, Amadou. Educação Tradicional na África. Tradução de Daniela Moreau (texto originalmente editado em francês como capítulo do livro Aspects de la Civilization Africaine, Paris, ed. Présence Africaine, 1972 e publicado em português na revista THOT n. 64, 1997).
JORNAL CORREIO. Albinos da Ilha De Maré. Canal do Jornal Correio. Disponível em: https://www.youtube.com. Acesso em: 10 set. 2018.
LIMA, Ivaldo Marciano de França. Discutindo conceitos: “raça”, “diáspora”, “identidade” e História da África no Brasil. In: LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: novas interpretações. Recife: Bagaço, 2018.
OLIVEIRA, Noliene Silva de. A Educação Escolar Quilombola: as representações de marcador identitário em Ilha de Maré. In: SANTOS, Roberto Carlos; CARMO, Maria de Fátima Boa Morte do; JESUS, Hélia Regina Mesquita de (org.). Diálogos Plurais: produção de conhecimento em história e cultura afro-brasileira e indígena. São Paulo: Literáfrica, 2021.
OLIVEIRA, Noliene Silva de. Dissertação (Mestrado) – no prelo. Universidade do Estado da Bahia: BA. Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras /PPGEAFIN. 2020.
OLIVEIRA, Noliene Silva de. Representações e Discursos de Quilombo, realidade pluriidentitária: a Escola Municipal da Comunidade de Praia Grande/Ilha de Maré.
SDI – UE/BA (Supervisão de Disseminação de Informações Unidade Estadual do IBGE na Bahia). Desigualdades por cor ou raça em salvador, “segundo o IBGE”. Abril de 2019.
SDI-BA (Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia). Correspondência Privada – Email. Salvador, 2021.
SUCOM-BA. PPDU por zoneamento . Disponível em: http://www.sucom.ba.gov.br. Acesso em: 02 jan. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Noliene Silva de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.