Letramentos Acadêmicos e a formação do professor

Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7806

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Gêneros, Currículo

Resumo

Esse artigo apresenta pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de desenvolvimento de letramento acadêmico para os estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Acre considerando o currículo de 2018. Tendo em vista o gênero como ação social (MILLER, 2012), e ainda que os gêneros circulados no ambiente acadêmico demandam um letramento acadêmico para propósitos comunicativos (LEA; STREET, 1998), compreendemos a importância dessa investigação para a formação do professor pesquisador. A abordagem da pesquisa é qualitativa de análise documental e utilizou como dados o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Letras Inglês do campus sede da Ufac (Ufac, 2018) e os planos de ensino, aprovados pelo colegiado do referido curso, das disciplinas do primeiro semestre de 2022. Os resultados indicaram o desenvolvimento do letramento acadêmico por uma formação holística, interacionista e decolonial, e a necessidade da inclusão de outros gêneros que circulam no ambiente acadêmico como artigos acadêmicos e projetos de pesquisa, considerando sua importância para professores pesquisadores.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

Santana, L. F. C., & Lopes , Q. B. (2023). Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 197–208. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7806