Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3099

Palavras-chave:

estágio, ensino, música, pedagógico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Gonçalves da Silva, Unilasalle, Canoas, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade La Salle, Canoas, Brasil

Diandra Tábata Nunes Lima, Unilasalle, Canoas, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade La Salle, Canoas, Brasil

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Possui Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do Curso de Pedagogia na Unilasalle Campus Canoas, RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação ? GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é secretária e revisora da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior). Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, M.; TÁBATA NUNES LIMA, D.; JUNG, H. S. Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 178–191, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3099. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos