O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5097

Palavras-chave:

Tecnologia. Didática. Professores. Educação.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias.

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Biografia do Autor

Elisangela Moraes Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís.

Mestranda pelo Programa de Pós- graduação Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pedagoga com especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). https://orcid.org/0000-0001-6616-6490, E-mail: elisangela.goncalves@discente.ufma.br

Gil Derlan Silva Almeida, Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Bacabal.

Mestre em Letras/Estudos Literários (UFPI). Especialista em Línguas Portuguesa e Inglesa (FLATED). Graduado em Letras (UEMA). Professor de Letras do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Bacabal. https://orcid.org/0000-0002-0270-5149; E-mail: gilderlansilva@hotmail.com

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Presidente Dutra.

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Presidente Dutra. https://orcid.org/0000-0003-0839-0165; E-mail: silveiratc@hotmail.com

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Publicado

28/01/2021

Como Citar

GONÇALVES, E. M.; ALMEIDA, G. D. S.; SILVEIRA, T. C. O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5097. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097. Acesso em: 25 abr. 2024.

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