REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6590

Palavras-chave:

Metodologias. , Relação professor e estudante. , Representações.

Resumo

O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Pesquisador do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, docência universitária e na Educação Básica. Desenvolve estudos com narrativas nas perspetivas metodológicas da (auto)biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Laiane Alencar Bastos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ex-bolsista do Programa de Iniciação Científica FAPESB/UEFS. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

SILVA, F. O. da; BASTOS, L. A. REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6590. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos