REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6590Palavras-chave:
Metodologias. , Relação professor e estudante. , Representações.Resumo
O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.
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