APLICAÇÃO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE PINÇAS ÓPTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/r8wxp135Palavras-chave:
Ensino de Física,, Aprendizagem Significativa, , PhET, , Pinçamento Óptico,, Simulações VirtuaisResumo
Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Física no nível médio, com foco no fenômeno do pinçamento óptico, utilizando o simulador PhET como recurso metodológico. O objetivo foi facilitar a compreensão de conceitos complexos de Óptica Geométrica e Física Contemporânea por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência didática foi aplicada em uma escola pública do município de Bujari-AC, envolvendo cinco encontros com alunos do 2º ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas com o uso de vídeos, imagens, simulações e experimentos acessíveis, promovendo um ambiente interativo e contextualizado. Os dados coletados indicam indícios de aprendizagem significativa, principalmente após o uso do simulador PhET, que possibilitou a visualização e compreensão do fenômeno de forma concreta. Apesar de dificuldades iniciais, atribuídas principalmente ao déficit de aprendizagem causado pela pandemia da COVID-19, a maioria dos estudantes demonstrou avanços conceituais relevantes. Os resultados sugerem que o uso de simulações virtuais, aliado a metodologias ativas e contextualizadas, pode contribuir de maneira efetiva para a transposição didática de conteúdos científicos considerados complexos, tornando-os mais acessíveis e significativos para os estudantes da educação básica.
Referências
[1] Lima CHM. Prêmio Nobel de Física: o que são pinças ópticas? South Am J Basic Educ Tech Technol. 2020;7(3):85-98.
[2] Klajn I. Estratégias didáticas no ensino de Física. Rev Bras Ens Cienc. 2002;2:145-150.
[3] Piaget J. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar; 1967.
[4] Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1934.
[5] Ausubel DP. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton; 1968.
[6] Moreira MA. Teorias de Aprendizagem. 3rd ed. Rio de Janeiro: LTC; 2021.
[7] Wieman CE. Using PhET Simulations to Promote Learning in Physics Education. J Interact Learn. 2008;5:213-218.
[8] Davidovitch N, Parush A, Sood RJ. Simulation-based learning: The importance of conceptual and procedural knowledge in professional education. Int J Educ Res. 2014;62:1-9.
[9] Ashkin A. Nobel Lecture: Optical trapping and manipulation of neutral particles using lasers. Rev Mod Phys. 2018;90:001-045.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados gerados e analisados durante o desenvolvimento deste estudo estão disponíveis para consulta pública mediante solicitação aos autores, por meio dos e-mails institucionais fornecidos. As simulações utilizadas pertencem à plataforma PhET Interactive Simulations, de acesso livre, e os materiais aplicados em sala de aula (questionários, roteiros didáticos e registros) podem ser compartilhados com fins acadêmicos e científicos, respeitando os critérios éticos de anonimato dos participantes.
Os autores declaram que os dados de pesquisa utilizados neste estudo estão disponíveis mediante solicitação, podendo ser acessados por meio de contato com os autores pelos e-mails institucionais informados no artigo.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Amazônica de Ensino de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).