APLICAÇÃO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE PINÇAS ÓPTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/r8wxp135

Palavras-chave:

Ensino de Física,, Aprendizagem Significativa, , PhET, , Pinçamento Óptico,, Simulações Virtuais

Resumo

 Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Física no nível médio, com foco no fenômeno do pinçamento óptico, utilizando o simulador PhET como recurso metodológico. O objetivo foi facilitar a compreensão de conceitos complexos de Óptica Geométrica e Física Contemporânea por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência didática foi aplicada em uma escola pública do município de Bujari-AC, envolvendo cinco encontros com alunos do 2º ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas com o uso de vídeos, imagens, simulações e experimentos acessíveis, promovendo um ambiente interativo e contextualizado. Os dados coletados indicam indícios de aprendizagem significativa, principalmente após o uso do simulador PhET, que possibilitou a visualização e compreensão do fenômeno de forma concreta. Apesar de dificuldades iniciais, atribuídas principalmente ao déficit de aprendizagem causado pela pandemia da COVID-19, a maioria dos estudantes demonstrou avanços conceituais relevantes. Os resultados sugerem que o uso de simulações virtuais, aliado a metodologias ativas e contextualizadas, pode contribuir de maneira efetiva para a transposição didática de conteúdos científicos considerados complexos, tornando-os mais acessíveis e significativos para os estudantes da educação básica.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Moreira Lima, Universidade Federal do Acre

    Possuo graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Cariri (2011) e Mestrado em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2013), com atuação na área de Espectroscopia Óptica e Óptica Não-linear. Completei meu doutorado e pós-doutorado em física na Universidade Federal de Viçosa, onde concentrei minha pesquisa principalmente em Física Experimental, com ênfase em Física Biológica e Pinças Ópticas. Anteriormente, trabalhei como professor de Física no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Atualmente, ocupo o cargo de professor Adjunto II na Universidade Federal do Acre - UFAC Campus Rio Branco. Sou também membro permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo 59/Ufac, do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática MPECIM vinculado à Universidade Federal do Acre UFAC, além de ser membro permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional PROFQUI associado à Universidade Federal do Acre.

  • Dr. Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

    Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor de Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006. Atividades de Pesquisa: ensino de Física e produção de amostras poliméricas por Blow Spinning. Professor permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59). Professor colaborador da Bionorte - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Lega

  • Dr. Tiago de Jesus Santos, Universidade Federal do Acre

    É Doutor em Física Nuclear Teórica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2017, com International PhD Internship pelo Institut de Physique Nucléaire de Lyon da Université Claude Bernard Lyon I (UCBL1), Lyon, França, 2015-2016. É Mestre em Física Nuclear Teórica (ITA), 2013, e Graduado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - BA), 2011. Atua nas áreas de Física Nuclear Teórica, Astrofísica Nuclear, Física Atômica e Molecular, e Ensino de Física. Coordena o projeto Observações Físicas em Ambiente de Microgravidade desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB). É professor Adjunto B-1 de Física na Universidade Federal do Acre. 

  • MSc. Sabrita Cruz da Silva, Universidade Federal do Acre

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Acre (2018). Mestrado Profissional em Ensino de Física (2023). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre. Lecionou as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza (2018 á 2022) para o Ensino Médio. Atualmente, leciona Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental II.

Referências

[1] Lima CHM. Prêmio Nobel de Física: o que são pinças ópticas? South Am J Basic Educ Tech Technol. 2020;7(3):85-98.

[2] Klajn I. Estratégias didáticas no ensino de Física. Rev Bras Ens Cienc. 2002;2:145-150.

[3] Piaget J. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar; 1967.

[4] Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1934.

[5] Ausubel DP. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton; 1968.

[6] Moreira MA. Teorias de Aprendizagem. 3rd ed. Rio de Janeiro: LTC; 2021.

[7] Wieman CE. Using PhET Simulations to Promote Learning in Physics Education. J Interact Learn. 2008;5:213-218.

[8] Davidovitch N, Parush A, Sood RJ. Simulation-based learning: The importance of conceptual and procedural knowledge in professional education. Int J Educ Res. 2014;62:1-9.

[9] Ashkin A. Nobel Lecture: Optical trapping and manipulation of neutral particles using lasers. Rev Mod Phys. 2018;90:001-045.

Downloads

Publicado

01/08/2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os dados gerados e analisados durante o desenvolvimento deste estudo estão disponíveis para consulta pública mediante solicitação aos autores, por meio dos e-mails institucionais fornecidos. As simulações utilizadas pertencem à plataforma PhET Interactive Simulations, de acesso livre, e os materiais aplicados em sala de aula (questionários, roteiros didáticos e registros) podem ser compartilhados com fins acadêmicos e científicos, respeitando os critérios éticos de anonimato dos participantes.

Os autores declaram que os dados de pesquisa utilizados neste estudo estão disponíveis mediante solicitação, podendo ser acessados por meio de contato com os autores pelos e-mails institucionais informados no artigo.

Como Citar

APLICAÇÃO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE PINÇAS ÓPTICAS. Revista Amazônica de Ensino de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2025. DOI: 10.5281/r8wxp135. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/8773. Acesso em: 10 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.