FENOMENOLOGIA E GEOGRAFIA: A IMAGINAÇÃO DINÂMICA DE BACHELARD EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i1.6512

Palavras-chave:

Bachelard, Eric Dardel, Fenomenologia, Geografia, Imaginação Dinâmica

Resumo

Esse artigo visa refletir sobre a potencialidade da imaginação frente a novas realidades sociais permeadas pelo excesso de informações e tecnologias caracterizadas em especial pelas redes sociais. Tratamos aqui de imaginação sob uma ótica bachelardiana, onde imaginação é movimento e núcleo propulsor de criatividade, inteligência e sensibilidade, ou seja, instância poética. Estaria a imaginação sendo prejudicada pelo excesso e efemeridade linguística das redes sociais? Para responder a essa pergunta adentramos nos conceitos bachelardianos de devaneio e imaginação da matéria e dinâmica. Considerando ainda abordagens das geografias humanista e cultural, em especial através do geógrafo francês Eric Dardel, perguntamos que relações podem ser estabelecidas entre imaginação e geografia. E, por fim, apontamos aspectos que consideramos relevantes dessa abordagem com vistas à uma geografia fenomenológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique de Abreu Silva, Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Modos de Vida e Populações Amazônicas - GEPCULTURA

Doutor em Geografia pela UFPR (2016), com estágio doutorado em Paris Sorbonne IV (2015). Especialista em Filosofia (FCR). Membro do Grupo de Pesquisas GEPCULTURA (UNIR), e NEER - Núcleo de Estudos em Espaço e Representação (UFPR).

Downloads

Publicado

16/09/2021

Edição

Seção

Artigos