Mobilizações em prol da instrução pública: Cuiabá/MT no início da República Brasileira

Autores

  • Nilce Vieira Campos Ferreira UFMT
  • Caroline Stefany Martis de Barros UFMT
  • Daniella Jesus Fialho de Arruda UFMT
  • Thais Priscila Marques UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.2302

Palavras-chave:

Instrução Pública. República. Atas da Câmara Municipal.

Resumo

Neste texto objetivamos investigar os primórdios da educação pública no estado de Mato Grosso, especificamente considerando a realidade da educação no município de Cuiabá. Para isso, coletamos, digitalizamos e transcrevemos as atas da Câmara Municipal de Cuiabá dos anos de 1889 e 1902. Após a transcrição das atas das sessões solenes da câmara, procedemos à elaboração de fichas e sínteses dos assuntos tratados em cada reunião parlamentar.Ao investigar se havia mobilizações em prol da educação pública promovida pela Câmara Municipal na história do município cuiabano, identificamos que o estado mato-grossense, premido por problemas econômicos ou pelo simples descaso que a elite governamental devotava às classes populares e seus anseios, seguiu a trajetória que vinha desde os anos anteriores à instalação da República quando ainda vigorava o regime imperial manteve a população distanciada do acesso à educação. Além disso, houve um rematado descaso da responsabilidade com a educação tanto por parte do estado como do município. 

Biografia do Autor

  • Nilce Vieira Campos Ferreira, UFMT
    Professora Adjunta da UFMT/Cuiabá/MT, professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/Cuiabá/MT, Coordenadora Adjunta do Centro Memória Viva de Mato Grosso e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero. 
  • Caroline Stefany Martis de Barros, UFMT
    Graduanda em Psicologia. Bolsista PIBIC FAPEMAT
  • Daniella Jesus Fialho de Arruda, UFMT
    Graduanda em Pedagogia. Bolsista PIBIC FAPEMAT
  • Thais Priscila Marques, UFMT
    Graduanda em Psicologia.  Bolsista PIBIC FAPEMAT

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Publicado

03/05/2017

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Mobilizações em prol da instrução pública: Cuiabá/MT no início da República Brasileira. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 145–160, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.2302. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2302. Acesso em: 30 set. 2025.

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