Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de biologia em escolas públicas de Porto Velho

Autores

  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-5897-851X
  • Anjo Gabriel Carvalho Universidade Federal de Rondônia
  • Hevelyn Plácido de Brito Universidade Federal de Rondônia
  • Geísa Berbet Universidade Federal de Rondônia
  • Kellen Kitten Cordeiro da Cunha Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3226

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica. Didática. Estágio. Biologia.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e apresentar as impressões de estudantes de escolas sobre um movimento interdisciplinar realizado no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, entre as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado, que culminou onze intervenções pedagógicas em escolas públicas de Porto Velho. As intervenções se basearam na perspectiva epistemológico-metodológica defendida por Magda Damiani e colaboradores, cujo objetivo é gerar conhecimento para a aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos. Esses pesquisadores defendem o uso do termo intervenção para denominar pesquisas educacionais que se baseiam em mudanças em processos pedagógicos, com base em um referencial teórico e com o propósito de potencializar tais processos, avaliados ao final. Cinco intervenções capturaram as impressões dos sujeitos (os alunos dos estagiários), coletadas por meio de questionários e analisados via análise textual discursiva. As impressões dos sujeitos sobre as propostas didáticas indicaram: 1. recepção positiva dos estudantes às aulas práticas e às diferentes didáticas propostas pelos acadêmicos-estagiários; 2. motivação em participarem das feiras de ciências e das atividades de conscientização ambiental. Os resultados corroboram a defesa dos autores sobre a importância da diversidade didática nas aulas de Biologia para despertar maior interesse dos estudantes e promover aprendizagens significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

DE CASTRO, R. F.; CARVALHO, A. G.; BRITO, H. P. de; BERBET, G.; CUNHA, K. K. C. da. Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de biologia em escolas públicas de Porto Velho. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 61–81, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3226. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos