A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais

Autores

  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Neide Borges Pedrosa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3826

Palavras-chave:

Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.

Biografia do Autor

  • Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

27/12/2018

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 193–206, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3826. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826. Acesso em: 25 dez. 2025.

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