Escola e festa cívica - aproximações num contexto rural Português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5574

Palavras-chave:

Espaço rural. Festa cívica. Filantropia. Vila Nova de Gaia

Resumo

A freguesia de Avintes, na viragem para o século XX, assistiu à progressiva passagem de um espaço rural para um outro onde já são visíveis os índices de industrialização e a consolidação do sector comercial começa a ser vincada. Avintes apresenta todavia uma peculiaridade: congregou diferentes individualidades - capitalistas, “brasileiros”, maçons, professores,…- unidas no seu interesse pela educação popular e a dinamização cultural. É numa conjuntura de mudança económico-social favorável ao desenvolvimento da escolarização que pretendemos abordar, com uma dupla objetivação, via a realização das festas escolares. Como pressupostos, vincamos, por um lado, que estas festividades acompanharam o processo de alfabetização, levado a cabo a partir da segunda metade do século XIX, estando associadas à valorização do mérito individual e ao envolvimento das populações nas vantagens da Escola, no caminho do progresso e da cidadania, aliás como foi sendo plasmado na legislação educativa. Por outro lado, destacaremos que a filantropia educativa impulsionava estas manifestações cívicas, enquanto modalidade de afirmação de autonomia da sociedade civil. Com a República, há um esforço pela modificação da cultura escolar a vários níveis e as festas emergem, então, num contexto de alternativa laica e de substituição de antigos símbolos e de rituais. Com esta dupla entrada, pretendemos, então, sinalizar, com base num estudo de caso, como num espaço em mudança, a escola foi apoiada, pelas elites locais, e apropriada pelas classes populares, sendo a festa cívica (nas suas metamorfoses) uma das vias para compreender o processo de escolarização em contexto rural.

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Biografia do Autor

Eva Baptista, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Licenciada em Ciências Históricas – ramo do Património, especialista em Ensino da História e Educação Especial, doutoranda em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professora do 3.º Ciclo/Secundário e investigadora do CITCEM. Tem vindo a publicar vários estudos na área da História da Educação.

José António Martin Moreno Afonso, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Licenciado em História. Mestre em Ciências da Educação – Educação, Desenvolvimento e Mudança Social e Doutor em História da Educação. É professor no Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Autor de estudos no âmbito da História da Educação em Portugal e no estrangeiro.

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Publicado

13/12/2020

Como Citar

BAPTISTA, E.; AFONSO, J. A. M. M. Escola e festa cívica - aproximações num contexto rural Português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 969–997, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5574. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5574. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático