Autoconceito de professores que atuam no ensino fundamental em contextos rurais marginalizados
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6061Palavras-chave:
Autoconceito. Professores rurais. Marginalização. Escolas multisseriadas.Resumo
O objetivo deste estudo é conhecer o autoconceito de professores e professoras que trabalham em escolas multisseriadas, de média e muito alta marginalização; uma área de pesquisa pouco estudada. Participam 8 professores e 7 professores, distribuídos em 8 escolas rurais do município de Badiraguato, Sinaloa; México. É um estudo descritivo, onde foi utilizado o questionário de Autoconceito Forma 5 de García; Musitu (2009). Das cinco dimensões do autoconceito, a emocional e a social apresentam as pontuações mais baixas. As mulheres têm pontuações significativamente mais baixas do que os homens na dimensão emocional. O que é semelhante ao relatado por outros estudos. Professores unitários alcançam notas melhores do que seus colegas unigrados, bidocentes e tridocentes em autoconceito. Quanto maior a formação do professor, mais alto é o autoconceito acadêmico. Quando o autoconceito social é maior, se percebe que o autoconceito acadêmico é menor e, ao contrário, quando apresenta escores mais baixos na dimensão social, maior é o seu autoconceito acadêmico. Nestes contextos, deve ser dado acompanhamento, apoio pedagógico e psicológico aos professores, especialmente às mulheres, e devem ser recuperadas as palavras dos unitaristas, que parecem salvaguardar melhor a integridade do seu autoconceito.
Downloads
Referências
ABÓS, P.; BOIX, R.; BUSTOS, A. Evaluación de los aprendizajes en escuelas rurales multigrado. Aula abierta, Oviedo, 45, p.41-48, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17811/rifie.45. Acesso em: 15 de dez. 2020.
ALCAIDE, M. Influencia en el rendimiento y autoconcepto en hombres y mujeres. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, Jaén, 2, p.27-44, 2009. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/1105. Acesso em: 05 de jan. 2021.
ARTEAGA, P. Los saberes docentes de maestros de primaria con grupos multigrado. México: Consejo Mexicano de Investigación Educativa, A.C., 2011.
BARROS, Josemir Almeida et al. Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 998-1024, 13 dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5548. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548. Acesso em: 23 de jan. 2021.
BORRACHERO, A. B.; BRÍGIDO, M.; GÓMEZ DEL AMO, R.; BERMEJO, M. L. Relación entre autoconcepto y autoeficacia en los futuros profesores de secundaria. International Journal of Developmental and Educational Psychology, España, 1(2), p.219-226, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832339022. Acesso em: 05 de jan. 2021.
BUSTOS, A. La didáctica multigrado y las aulas rurales: perspectivas y datos para su análisis. Innovación educativa, Santiago de Compostela, 24, p.119-1131, 2014. Disponível em: http://www.usc.es/revistas/index.php/ie/article/viewFile/1994/2272. Acesso em: 13 de dez. 2020.
BUSTOS, V.; OLIVER, A.; GALIANA, L. Validación del Autoconcepto Forma 5 en Universitarios Peruanos: una Herramienta para la Psicología Positiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, 28(4), p.690-697, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528406. Acesso em: 15 de dez. 2020.
CAMARGO, A. et al. Las necesidades de formación permanente del docente. Educación y Educadores, La Sabana, 7, p.79-112, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/834/83400708.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2021.
CANO, A.; IBARRA-AGUIRRE, E.; ORTEGA, J. C. Necesidades de profesonalización docente en Educación Primaria. In: A. CANO; IBARRA-AGUIRRE, E. (coords). Vulnerabilidad, innovación y prácticas docentes en escuelas multigrado. México: Editores Nómada, 2018.
CASTRO, R. El desarrollo de competencias para el trabajo docente en escuelas multigrado. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, Guadalajara, 8(16), p.335-350, 2018. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v8i16.344. Acesso em: 8 de jan. 2021.
CAZALLA-LUNA, N.; ORTEGA-ÁLVAREZ, F.; MOLERO, D. Autoconcepto e inteligencia emocional de docentes en práctica. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Jaén, 2015. 14, p.151-164, 2015. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/2508/2098. Acesso em: 7 de jan. 2021.
CONAPO. Índice de marginación por entidad federativa y municipio 2015. Anexo B3. 2015. Disponível em: https://www.gob.mx/conapo/documentos/indice-de-marginacion-por-entidad-federativa-y-municipio-2015. Acesso em: 18 de jan. 2021.
ESNAOLA, I.; RODRÍGUEZ, A.; GOÑI, E. Propiedades psicométricas del cuestionario de Autoconcepto AF5. Anales De Psicología, Murcía, 27(1), p.109-117, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/167/16717018013.pdf. Acesso em: 6 de jan. 2021
EZPELETA, J.; WEISS, E. Las escuelas rurales en zona de pobreza y sus maestros: tramas existentes y políticas innovadoras. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, 1(1), p.53-69, 1996.
GARCÍA, F.; MUSITU, G. AF5: Autoconcepto Forma 5. 3. ed. Madrid: Tea, 2009.
GLOTOVA, G.; WILHELM, A. Teacher’s self-concept and self-esteem in pedagogical communication. Procedia-Social and Behavioral Sciences, United States, 132, p.509-514, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814032558. Acesso em: 03 de jan. 2021
HERNÁNDEZ, L. F. Self-concept in the formation of indigenous areas in Mexico. Journal of studies in Education, United States, 7(1), p.115-126, 2017. Disponível em: http://www.macrothink.org/journal/index.php/jse/article/view/10639/8622. Acesso em: 10 de dez. 2021.
IBARRA-AGUIRRE, E.; JACOBO, H. M. Adolescencia. Evolución del autoconcepto. México: UAS/Juan Pablos Editor, 2014.
IBARRA-AGUIRRE, E., JACOBO, H. M., ARMENTA, M.; LIZÁRRAGA, R. DEL C. Propiedades psicométricas del cuestionario de autoconcepto Forma 5 (AF-5) en una muestra sinaloense. Memorias del congreso del Consejo Nacional de Evaluación de Investigación y enseñanza en Psicología, Mazatlán, 2014, p.1526-1532.
IBARRA-AGUIRRE, E.; JACOBO, H. M. Una propuesta teórico-metodológica al estudio de la evolución del autoconcepto. In: HERNÁNDEZ, L., MORÁN, G.; MEJÍA, M. J. Psicología educativa. Factores de influencia en estudiantes. Durango, México: Red Durango de Investigadores Educativos (ReDIE), 2018.
IBARRA-AGUIRRE, E.; JACOBO, H. M.; CANO, A. Paisajes de vulnerabilidad de la educación básica en México. Escuelas unitarias. In: CANO, A.; IBARRA-AGUIRRE, E. (coords.). Vulnerabilidad, innovación y prácticas docentes en escuelas multigrado. México: Nómada, 2018.
IBARRA-AGUIRRE, E. Self-concept of rural teachers of elementary education and the academic performance of their students. In: BARRAZA, A. (coord.). Psycholgical investigation. Trails which fork. México: Centro de Estudios, Clínica e Investigación Psicoanalítica S.C., 2020.
IBARRA-AGUIRRE, E.; ARMENTA, M.; JACOBO, H. M. Autoconcepto, estrategias de afrontamiento y desempeño docente profesional. Estudio comparativo en profesores que trabajan en contextos adversos. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, 18(1), p.223-239, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56730662013. Acesso em: 10 de dez. 2021.
INEE. Panorama Educativo de México: indicadores del sistema educativo nacional 2015. Educación básica y media superior. México: INEE, 2015.
INEE. Panorama Educativo de México: indicadores del sistema educativo nacional 2018. Educación básica y media superior. México: INEE, 2019a.
INEE. La educación obligatoria en México: informe 2019. México: Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación en México: INEE, 2019b.
JAMES, W. Principios de psicología. México: Fondo de Cultura Económica. Primera reimpresión, 1994.
JUÁREZ, D. Factores que afectan la equidad educativa en escuelas rurales en México. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, 53(2), p.1-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.7764/PEL.53.2.2016.8. Acesso em: 16 de jan. 2021.
JUÁREZ, D. Percepciones de docentes rurales multigrado en México y El Salvador. Sinéctica, Guadalajara, (49), p.1-16, 2017. Disponível em: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/750/708. Acesso em: 16 de jan. 2021.
JUÁREZ, D., VARGAS, P.; VERA, J. A. Condiciones de trabajo y prácticas didácticas de profesores que atienden escuelas primarias rurales em México. Revista Senderos Pedagógicos, Antioquía, 6, p.15-27, 2015. Disponível em: https://ojs.tdea.edu.co/index.php/senderos/article/view/341. Acesso em: 17 de jan. 2021.
LEYVA, J. C., GASTÉLUM, D. A.; LÓPEZ, C. Análisis sociodemográfico de los municipios del estado de Sinaloa, México, bajo un enfoque multicriterio. Gestión y política pública, Ciudad de México, 24(2), p.533-577, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-10792015000200007&lng=es&tlng=es. Acesso em: 20 de dez. 2021.
LOPES, F.; GOMES, J. Práticas pedagógicas em salas multisseriadas. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantins, 5, p.1-28, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8312. Acesso em: 20 de dez. 2021.
MEAD, H. G. Espíritu, persona y sociedad. Barcelona: Paidós, 1934.
MEDRANO, V., GARCÍA, L., RAMOS, E., PÉREZ, M. G.; ROBLES, H. V. Presencia y evolución del número de escuelas multigrado en México: preescolares y primarias generales e indígenas, telesecundarias y secundarias para migrantes. In: Schmelkes, S. y Aguila, G. (coord.). La educación multigrado en México. México: INEE, 2019.
PADILLA, E. El aprendizaje en escuelas multigrado mexicanas en la Prueba Planea. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. Madrid, 16(2), p.123-128, 2018. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2018.16.3.007. Acesso em: 6 de dez. 2021.
RIVERA, A.; HERNÁNDEZ, G. El autoconcepto de docentes universitarios. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, 73(2), p.87-100, 2017. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/7699.pdf. Acesso em: 19 de jan. 2021.
ROCKWELL, E.; GARAY, C. Las escuelas unitarias en México en perspectiva histórica: un reto aún vigente. Revista Mexicana de Historia de la Educación, Querétaro, 2(3), p.1-24, 2014. DOI: https://doi.org/10.29351/rmhe.v2i3.33. Acesso em: 6 de dez. 2021.
SEBASTIÁN, V. H. Autoestima y autoconcepto docente. Phainomenon: Revista del Departamento de Filosofía y Teología, Lima, 11(1), p.23-34, 2012. Disponível em: http://revistas.unife.edu.pe/index.php/phainomenon/article/view/226/339. Acesso em: 8 de dez. 2021.
SHAVELSON, R., HUBNER, J.; STANTON, G. Self-concept, validations of constructs interpretation. Review of Educational Research. Penssylvania, 46(3), p.407-441,1976.
SPSS. Software para analizar datos cuantitativos. Disponível em: https://www.ibm.com/mx-es/analytics/spss-statistics-software. Acesso em: 25 de jan. 2021.
STAINES, J. W. The Self-concept in learning and teacher. Austalian Journal of Education, Australia, 7(3), p.172-186, 1963. DOI: https://doi.org/10.1177/000494416300700305. Acesso em: 17 de jan. 2021.
TRENTHAM, L.; SCHAER, B. Rural and urban teachers: differences in attitudes and self concepts. Research in Rural Education, Pennsylvania, 3(1), p.3-5, 1985.
WEISS, E. La situación de la enseñanza multigrado en México. Perfiles educativos, Ciudad de México, 12(90), p.57-76, 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/132/13209004.pdf. Acesso em: 20 de dez. 2020.
YEUNG, A. S., CRAVEN, R. G.; KAUR, G. Teachers’ self-concept and valuing of learning: relations with teaching approaches and beliefs about students. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, United Kingdom, 42(3), 305-320., 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/1359866X.2014.905670. Acesso em: 18 de dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).