BALAIOS DE HISTÓRIAS: DO “ÍNDIO MUSEOLÓGICO” Á DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7699

Palavras-chave:

Povos Indígenas. , Desconstrução de estereótipos. , Respeito à diversidade.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada no componente curricular História através de um projeto que levou diversas atividades para as turmas dos 6º Anos A e B da Escola Professora Maurina Rodrigues dos Santos sobre os povos indígenas brasileiros objetivando desconstruir a visão estereotipada sobre os povos originários e construir o reconhecimento da diversidade histórica e cultural desses povos no passado e no presente. Referenciou-se a Lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira e indígena, nos escritos do professor Edson Silva (2013), etc., para reconhecer a ideia do “índio museológico”, estereotipado, trabalhar a sua desconstrução e partir para novos conhecimentos através de estudo de textos, imagens, paradidáticos, palestra com representantes do Povo Indígena Atikum de Salgueiros, entre outros. Ao final avaliou-se positivamente os trabalhos realizados notando-se que houve o despertar para a valorização e o respeito da diversidade humana e dos povos indígenas.

Biografia do Autor

  • Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira, EREFEM Professora Maurina Rodrigues dos Santos, Salgueiro, PE, Brasil

    Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa.

Referências

Referências

ARAÚJO, Adriana Ribeiro de. Ensino de História e Culturas Indígenas: desafios e propostas para abordagem da temática indígena na sala de aula. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA. HISTÓRIA E MÍDIAS:NARRATIVAS EM DISPUTA, 12, 2020, Evento virtual. Anais [...]. Disponível em: https://www.encontro2020.pe.anpuh.org/resources/anais/22/anpuh-pe-eeh2020/1602112960_ARQUIVO_b989ebe5bf53db3070b2fda690f317ac.pdf Acesso em: 30 mar. 2023.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Itamar. A Experiência Indígena no Ensino de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coord.). História: ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2010.

GIROUX, H. Teoria Crítica e resistência em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

NOVAK, Éder da Silva; MENDES, Luís César Castrillon. Ensino de História e Cultura Indígena na Escola e o papel do Professor/Historiador. Revista Eletrônica do Mestrado Acadêmico de História da Uece, v. 8, n. 15, jan.-jun., 2020.

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental: anos finais. Recife, Secretaria de Educação, 2018.

SILVA, Edson. Dia do Índio: entre a “tribo curunais” e a “tribo carochinha”: a continuidade da folclorização da temática indígena na escola. Revista Construir Notícias, Recife, v. 72, p. 35-41, 2013.

Downloads

Publicado

21/07/2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BALAIOS DE HISTÓRIAS: DO “ÍNDIO MUSEOLÓGICO” Á DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 11, p. 1–9, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.7699. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7699. Acesso em: 25 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 387

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.