Música "Roda Viva": desvendando simbolismos

Autores/as

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5387-9536
  • Artemisa Piai Silva de Fernandez Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira http://orcid.org/0000-0003-1413-5873
  • Claudia Karina Ladeia Batista Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-3169-399X
  • Alessandro Martins Prado Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-9900-7135

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3419

Palabras clave:

Signo. Semiótica. Simbolismo. Música.

Resumen

El objetivo del presente artículo es realizarlo en la Música Roda Viva, teniendo en cuenta el momento histórico de la democracia brasileña en 1967. Vivido por el autor Francisco Buarque de Holanda. Utilizando el concepto semiótico de la teoría de Charles Sanders Peirce. El foco central se destacó en el presente y se usó para simbolismos y metáforas utilizadas para el diseño de un archivo de contexto o contexto político y de la época, la transición entre los significados semióticos de la música citada. A partir de una fecha perpetua de entrada a la realidad analítica de toda la vida delante del régimen autoritario de la época ditatorial.

Biografía del autor/a

  • Raquel Rosan Christino Gitahy, Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com
    Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com
  • Artemisa Piai Silva de Fernandez, Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira
    Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira
  • Claudia Karina Ladeia Batista, Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
    Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Alessandro Martins Prado, Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
    Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Publicado

10/05/2019

Número

Sección

Artigos Científicos

Cómo citar

Música "Roda Viva": desvendando simbolismos. EDUCA - Revista Multidisciplinaria en Educación, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 164–177, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3419. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3419. Acesso em: 20 aug. 2025.