APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS EN PRIMEROS SEIS AÑOS DE EDUCACIÓN BÁSICA EN EL MUNICIPIO DE COMODORO-MT
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.1963Palavras-chave:
Políticas públicas. Aprendizagem matemática.Resumo
Diante dos múltiplos olhares e perspectivas a partir das quais é possível analisar as atuais políticas para o ensino fundamental, o presente estudo objetivou averiguar o conhecimento matemático de alunos do 1º ano do 3º ciclo de formação humana (sétimo ano do ensino fundamental de nove anos), com a perspectiva de compreender o contexto estabelecido pelo que é esperado enquanto objetivos de aprendizagem matemática segundo textos oficiais e o que de fato se tem alcançado no espaço escolar pelo aluno que se encontra nessa fase de escolarização. Para a compreensão desse contexto o estudo buscou responder dois questionamentos. Qual o real efeito das políticas públicas para a qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática no ambiente escolar? Os objetivos estabelecidos pelos textos oficiais para educação matemáticas estão de fato sendo alcançados? A partir dessas duas indagações o texto apresenta um recorte dos documentos oficiais a respeito das finalidades e objetivos para essa etapa de ensino, especificamente os objetivos para matemática e, em seguida faz-se a discussão dos dados produzidos por meio da aplicação de atividades matemáticas, revelando um distanciamento significativo entre o esperado segundo os textos oficiais, e o alcançado no espaço da sala de aula.Downloads
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