APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS EN PRIMEROS SEIS AÑOS DE EDUCACIÓN BÁSICA EN EL MUNICIPIO DE COMODORO-MT

Autores

  • Sandro Luiz Leseux
  • Orestes Zivieri Neto
  • Marta Maria Pontin Darsie

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.1963

Palavras-chave:

Políticas públicas. Aprendizagem matemática.

Resumo

Diante dos múltiplos olhares e perspectivas a partir das quais é possível analisar as atuais políticas para o ensino fundamental, o presente estudo objetivou averiguar o conhecimento matemático de alunos do 1º ano do 3º ciclo de formação humana (sétimo ano do ensino fundamental de nove anos), com a perspectiva de compreender o contexto estabelecido pelo que é esperado enquanto objetivos de aprendizagem matemática segundo textos oficiais e o que de fato se tem alcançado no espaço escolar pelo aluno que se encontra nessa fase de escolarização. Para a compreensão desse contexto o estudo buscou responder dois questionamentos. Qual o real efeito das políticas públicas para a qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática no ambiente escolar? Os objetivos estabelecidos pelos textos oficiais para educação matemáticas estão de fato sendo alcançados? A partir dessas duas indagações o texto apresenta um recorte dos documentos oficiais a respeito das finalidades e objetivos para essa etapa de ensino, especificamente os objetivos para matemática e, em seguida faz-se a discussão dos dados produzidos por meio da aplicação de atividades matemáticas, revelando um distanciamento significativo entre o esperado segundo os textos oficiais, e o alcançado no espaço da sala de aula. 

Biografia do Autor

  • Orestes Zivieri Neto
    Formação inicial em Matemática e Pedagogia. Mestrado em Educação pela AVEC - Associação Vilhense de Educação e Cultura. Doutorado em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara -SP. Lotado no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, desde 1990 e professor de Ensino de Matemática no Mestrado Profissional emEducação Escolar -MEPE.


Downloads

Publicado

30/04/2017

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS EN PRIMEROS SEIS AÑOS DE EDUCACIÓN BÁSICA EN EL MUNICIPIO DE COMODORO-MT. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 2–23, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.1963. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1963. Acesso em: 10 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 212

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.