Documentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4327

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Documentos oficiais. Currículo. Modernidade. Pós-modernidade.

Resumo

A partir do desenvolvimento de um trabalho de mestrado, cujo objeto de pesquisa são as práticas curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas de uma cidade ao sul do Rio Grande do Sul, apresentamos neste texto, uma análise documental sobre Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que estes documentos embasam os currículos escolares e pensando a partir da perspectiva de uma educação e ciência pós-moderna, objetivamos apresentar as características gerais dos documentos em questão, discutir sobre as competências, habilidades e objetivos, debater sobre as estruturas curriculares e as distribuições dos conteúdos da disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. O Plano do município estrutura o ensino de Ciências do 9º ano da mesma forma que foi historicamente construído, sendo dividido nos fundamentos de Química e de Física. Em contrapartida, os Parâmetros Curriculares Nacionais não determinam a configuração dos conteúdos. Já a BNCC aponta para uma tentativa de integração dos conhecimentos. Compreendemos que os três documentos oficiais apresentam fragilidades e potencialidades que fazem parte do cenário atual do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Reis Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente, é integrante da linha de pesquisa Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, atuando no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie).

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG).

Referências

ANDERY, Maria Amalia. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 1980.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 13.415/17, de 16 de fevereiro de 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC, 1997.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GATTI, Bernadete. Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n126, p. 595-608, 2005.

GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LOPES, Cesar. As Ciências Naturais na escola: espaço de integração? In: FILIPONSKI; Ana M. R; SCHAFFER, Neiva O; MARCHI, Diana M. (orgs.). Teorias e fazeres na escola em mudança. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro, José Olympio, 2009.

LYOTARD, Jean François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

MAGALHÃES, Joanalira; RIZZA, Juliana; OLIVEIRA, Lucilaine. Metodologias para o ensino de Ciências: (Re) pensando propostas para a construção de conhecimentos. In: RIBEIRO, Paula; MAGALHÃES, Joanalira (orgs.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.

PACHECO, José. Área de projecto: Uma componente curricular não-disciplinar. In: LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Disicplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

RIO GRANDE, Secretária Municipal de Educação. Plano de Estudos – Ensino Fundamental – Anos finais. 2015.

SILVA, Tomas. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz. O Adeus as metanarrativas educacionais. In: ______ (org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2010.

SILVA, Tomaz. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Crítica Pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.

WORTMANN, Maria. Localizando o ensino de Ciências na instrução escolar do Rio Grande do Sul. Episteme, Porto Alegre, n. 9, 1999.

Downloads

Publicado

06/09/2020

Como Citar

PEREIRA, K. R.; SCHWANTES, L. Documentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 839–860, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4327. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos