Ciências biológicas na matriz escolar: o olhar do aluno sobre a disciplina
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4067Palavras-chave:
Biologia. Ensino Médio. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O Ensino Médio é uma etapa crítica na formação do indivíduo, o qual consolida conhecimentos e habilidades básicas dos estudantes. O objetivo educacional deve ser desenvolver a curiosidade e o gosto pelo aprendizado, praticando efetivamente o questionamento e a investigação. Sendo assim, o estudo busca analisar a importância das Ciências Biológicas no currículo escolar sob a perspectiva dos alunos matriculados no Ensino Médio. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, prospectiva e com abordagem qualitativa. Nos resultados foram observados que é importante estudar as ciências biológicas, pois auxilia na compreensão do funcionamento do ecossistema, além de estimular o conhecimento sobre a vida e o corpo humano. No que diz a respeito às metodologias para tornar a disciplina mais atrativa, a aula laboratorial e a de campo são as que se destacam, seguidas por aulas dinâmicas e práticas. Esses resultados demonstram a importância do ato de contextualizar o ensino das ciências biológicas com as atividades diárias, uma vez que retira o estudante da condição de expectador passivo e lhe permite uma aprendizagem efetiva, tornando-os capazes de entender a complexidade dos problemas cotidianos e traçar estratégias adequadas para lidar com eles. Assim para a compreensão dos conteúdos é de suma importância que ocorram métodos coletivos onde o conteúdo seja explorado tanto pelo professor quanto pelo aluno.
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