Ciências biológicas na matriz escolar: o olhar do aluno sobre a disciplina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4067

Palavras-chave:

Biologia. Ensino Médio. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O Ensino Médio é uma etapa crítica na formação do indivíduo, o qual consolida conhecimentos e habilidades básicas dos estudantes. O objetivo educacional deve ser desenvolver a curiosidade e o gosto pelo aprendizado, praticando efetivamente o questionamento e a investigação. Sendo assim, o estudo busca analisar a importância das Ciências Biológicas no currículo escolar sob a perspectiva dos alunos matriculados no Ensino Médio. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, prospectiva e com abordagem qualitativa. Nos resultados foram observados que é importante estudar as ciências biológicas, pois auxilia na compreensão do funcionamento do ecossistema, além de estimular o conhecimento sobre a vida e o corpo humano. No que diz a respeito às metodologias para tornar a disciplina mais atrativa, a aula laboratorial e a de campo são as que se destacam, seguidas por aulas dinâmicas e práticas. Esses resultados demonstram a importância do ato de contextualizar o ensino das ciências biológicas com as atividades diárias, uma vez que retira o estudante da condição de expectador passivo e lhe permite uma aprendizagem efetiva, tornando-os capazes de entender a complexidade dos problemas cotidianos e traçar estratégias adequadas para lidar com eles. Assim para a compreensão dos conteúdos é de suma importância que ocorram métodos coletivos onde o conteúdo seja explorado tanto pelo professor quanto pelo aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Barbalho Pires de Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Salgueiro/Pernambuco (2018).

Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (2018), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2008), Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular pela Faculdade Leão Sampaio (2010) e MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2014). Atualmente é professora titular do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Salgueiro/Pernambuco e Coordenadora do Laboratório de Ciências da Escola de Ensino Fundamental e Médio Simão Angelo. Penaforte/Ceará . Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, Bioestatística e Gestão Ambiental.

Dan Vitor Vieira Braga, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (2006), Mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Participa de equipes de consultoria ambiental e atua como membro da equipe de fiscalização ambiental do Projeto de Integração do São Francisco, junto ao Ministério da Integração Nacional. Atualmente, atua como docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, onde foi duas vezes Coordenador do Curso e Vice Presidente da Autarquia Educacional de Salgueiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas de Caatinga, gestão ambiental pública e privada, planejamento e gestão de unidades de conservação e ecologia das interações multitróficas em ecossistemas semiáridos.

Jose Pinheiro do Monte, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Possui LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1992). ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM BOTÂNICA PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA (2001). Biólogo, registrado no Conselho Regional de Biologia 5 - (CRBio 5), Número 77.652/05-D. Atualmente é professor titular do CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL - FACHUSC, Salgueiro - PE e professor da educação básica da ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MÉDIO DE SALGUEIRO - EREMSAL.

Maisa Fernanda dos Santos Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Bioquímica. Mestre em 'Biodiversidade e Conservação' na linha de pesquisa 'Bioquímica e Farmacologia de Produtos Naturais'. Atualmente é professora universitária do curso de 'Ciências Biológicas'. Além disso, participa como pesquisadora do projeto de pesquisa 'Caracterização Química, Aspectos Ecofisiológicos e Avaliação do Potencial Terapêutico de Extratos e Componentes Isolados de Produtos Naturais' e do 'Grupo de Estudos em Bioquímica e Ecotoxicologia Molecular' (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0520729040880524), atuando na linha de pesquisa 'Prospecção de Atividades Biológicas de Produtos Sintéticos e Naturais por Métodos Experimentais'.

Referências

BORGES, G.; REZENDE, F. Vozes epistemológicas e pedagógicas nos parâmetros curriculares nacionais de Biologia. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 1-16, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. In: Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, v.2, 2006.

CASTRO, R. F. et al. Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de biologia em escolas públicas de Porto Velho. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 5, n° 12, p. 61 a 81, 2018.

ELOIA, S. M. C.; ELOIA, S. C. A importância da disciplina de biologia associada à vida saudável na visão dos estudantes. Essentia, Sobral, v. 13, n° 2, p. 81-94, 2012.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE cidades. 2015. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 15 de abril 2018.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, v. 24, n. 1, 2011.

MALAFAIA, G.; BÁRBARA, V. F.; RODRIGUES, A. S. L. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 2, p. 165-182, 2010.

OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.

ORLANDO, T. C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2009.

SETÚVAL, F. A. R.; BEJARANO, N. R. R. Os modelos didáticos com conteúdos de genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009.

SOBRINHO, R. S. A importância do ensino da biologia para o cotidiano. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Biologia) – Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Fortaleza, 2009.

SOUSA, V. D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I. A. C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem. Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, p.1-6, 2007.

TARTUCE, G. L. B.P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 478-504, 2018.

TEODORO, N. C.; CAMPOS, L. C. O professor de biologia e dificuldades com os conteúdos de ensino. Revista da SBEnBio, Campinas, v.1, n. 9, 2016.

Downloads

Publicado

27/05/2020

Como Citar

MENEZES, B. B. P. de; SÁ, Ádilla K. G. e; BRAGA, D. V. V.; MONTE, J. P. do; BARBOSA, M. F. dos S. Ciências biológicas na matriz escolar: o olhar do aluno sobre a disciplina. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 315–326, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4067. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4067. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos