O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4986

Palavras-chave:

Autismo. Adolescente. Linguagem. Ensino Médio

Resumo

A inclusão sempre foi uma necessidade para os alunos com autismo, deficiência ou que têm altas habilidades, contudo no século XXI, ainda há barreiras para se efetivar nas escolas regulares. Este estudo tem caráter bibliográfico e objetiva analisar a linguagem dos adolescentes com autismo do ensino fundamental II e médio e analisar as estratégias realizadas pelos professores em sala e como estes alunos estão sendo incluídos nas escolas regulares. Os resultados evidenciam que há poucos profissionais envolvidos com um ensino de qualidade para os autistas e que as principais dificuldades dos adolescentes autistas na escola foram: dificuldades para compreender o discurso dos outros, principalmente do professor; fazer a lição de casa e grande dificuldade de interação com os colegas, porém conseguiram desenvolver o vínculo com o professor e academicamente em algumas disciplinas, através de atividades interativas contextualizadas com os assuntos. Conclui-se que a escola precisa promover maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que sejam acolhidos na escola e os professores consigam abandonar o método tradicional e se proponham a desenvolverem outras formas de ensino, que incluam os alunos com autismo e os permitam aprender.

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Biografia do Autor

Samantha Sena e Pinto, Universidade Federal da Bahia.

Especialista em Educação Especial pela UNIFACS. Pós graduada em Neurociência da Educação e Reabilitação Cognitiva pela UniFAHE. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar e Educação Especial: Reflexões e Possibilidades Práticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Isabel Cristina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Bahia.

Pedagoga e Especialista em LIBRAS pela Faculdade Dom Pedro II. Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Mestrado em Educação Especial pela UFSCar.Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena. Pesquisadora na área de Educação e Educação Especial com trabalhos e cursos ministrados na área de ensino e aprendizagem de leitura, escrita e aritmética. Atua como Professora Adjunta na FACED da UFBA.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

PINTO, S. S. e; SANTOS, I. C. R. dos; BARBOSA, R. da S. O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4986. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4986. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos