O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4986Palavras-chave:
Autismo. Adolescente. Linguagem. Ensino MédioResumo
A inclusão sempre foi uma necessidade para os alunos com autismo, deficiência ou que têm altas habilidades, contudo no século XXI, ainda há barreiras para se efetivar nas escolas regulares. Este estudo tem caráter bibliográfico e objetiva analisar a linguagem dos adolescentes com autismo do ensino fundamental II e médio e analisar as estratégias realizadas pelos professores em sala e como estes alunos estão sendo incluídos nas escolas regulares. Os resultados evidenciam que há poucos profissionais envolvidos com um ensino de qualidade para os autistas e que as principais dificuldades dos adolescentes autistas na escola foram: dificuldades para compreender o discurso dos outros, principalmente do professor; fazer a lição de casa e grande dificuldade de interação com os colegas, porém conseguiram desenvolver o vínculo com o professor e academicamente em algumas disciplinas, através de atividades interativas contextualizadas com os assuntos. Conclui-se que a escola precisa promover maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que sejam acolhidos na escola e os professores consigam abandonar o método tradicional e se proponham a desenvolverem outras formas de ensino, que incluam os alunos com autismo e os permitam aprender.Downloads
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