Tecnologias educacionais para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5626

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Drogas. Adolescente.

Resumo

Objetivou-se identificar as evidências científicas sobre a aplicação de tecnologias da informação e comunicação na educação para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de fevereiro a março de 2020 nas bases de dados CINAHL, Cochrane, Scopus, LILACS, PubMed, PsycINFO e na biblioteca virtual SciELO. A amostra foi constituída por 16 artigos e as tecnologias mais utilizadas nos estudos foram os softwares para computadores, os conteúdos para computador no formato de CD-ROM, vídeos e jogos. O uso das tecnologias trouxe resultados positivos, pois a sua utilização possibilitou a redução das intenções de uso das substâncias, aumento do conhecimento acerca da temática e melhor habilidade de recusa ao uso de álcool e drogas pelos adolescentes. Não foram identificados estudos voltados à utilização de tecnologias da informação e comunicação com esta finalidade no Brasil.

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Biografia do Autor

Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco

Iracema da Silva Frazão, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Pós-doutorado em Bioética. Professora Associada III da Universidade Federal de Pernambuco.

Selene Cordeiro Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Pós-doutorado em Neurociências. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

CHAVES, L. C. M. R.; FRAZÃO, I. da S.; VASCONCELOS, S. C. Tecnologias educacionais para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–14, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5626. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5626. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios