Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4717

Palavras-chave:

Práticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia.

Resumo

Estuda-se a situação de vulnerabilidade de mulheres ribeirinhas vítimas de escalpelamento na Amazônia, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de construção das marcas sociais e educacionais tatuadas em seus corpos, atravessadas pelas percepções socioculturais. A metodologia de abordagem qualitativa teve as entrevistas narrativas (auto)biográficas como instrumento para a produção de dados obtidos com dez mulheres escalpeladas. As narrativas evidenciam que sentimentos de vergonha e medo das mulheres surgem em diferentes contatos sociais, os quais reforçam atitudes de autoexigência e autodepreciação, bem como de resistência. Concluímos que as mulheres ao narrarem sobre as marcas do preconceito e descriminação, revelam aventuras, comédias e dramas de suas vivências em variados cenários social, educacional, tornando-se, as protagonistas de suas sociabilidades, uma vez que são elas que escrevem e reescrevem sua história, constroem seu jeito de ser e pensar-se, fazem cultura, marcam sua presença e recriam seus territórios dentro desse novo corpo. 

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Biografia do Autor

Edwana Nauar de Almeida, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Pedagogia Ciência da Educação pela Universidade da Amazônia (UNMA-2004). Especialista em Educação do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2012), Mestre em Educação (UFPA-2016), bolsista da CAPES e Doutoranda em Educação-UFPA/2017. Tem experiência na área da Educação Superior, tendo atuado como professora formadora II nas disciplinas de Pesquisa Educacional, F.M da Educação Infantil, Estágio Supervisionado E.Fundamental e Pedagogia em Espaços Não-escolares pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor formador II na disciplina de Historia e filosofia da educação pelo Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Professora convidada para ministrar a Disciplina de Sociologia e Educação Sexual no Curso de Licenciatura em Química, Letras, Biologia e Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-2006-2007). Tem experiência na área de Educação do Ensino Superior e Educação Geral com ênfase em Coordenação.

Cely do Socorro Costa Nunes, Universidade Federal do Pará-UFPA

Cely Nunes se graduou em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno em 1984; selecionados os graus acadêmicos de Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2000) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil. De 1980 a 1990, foi professora das séries iniciais de ensino básico e básico, de 1990 a 2009, foi professora e investigadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA), ambas localizadas na região amazônica brasileira, tendo desempenhado funções de pesquisa e docente em cursos de formação inicial de professores e pós-graduação (Especialização e Mestrado) além de diversas funções de gestão, como: Diretora de Ensino; Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação; Coordenadora de Cursos Especiais; Vice-Coordenadora do Mestrado em Educação; Coordenadora / Líder de Grupos de Pesquisa; Membro de Colegiados Superiores; Membro de Comitês Científicos; Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior; Pareceristas de Projetos de Pesquisa do CNPq; Parecerista de Periódicos. De 2009/2014, vinculado como Investigador Auxiliar à Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação e Formação - UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), na Área de Pesquisa e Ensino de Políticas e Educação de Educação, Área de Especialidade Avaliação em Educação no âmbito do Programa Compromisso com Ciência, Edição 2008, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É membro dos grupos de investigação: avaliação educacional (IEUL), formação de professores (UEPA e UNAMA) e grupo de trabalho de formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Foi investigador principal em 6 projetos de investigação (1 em Portugal e 5 no Brasil, listado no meu FCT: SIG Curriculum Vitae) e 4 investigações como pesquisador (1 em Portugal e 3 no Brasil, listadas no meu FCT: SIG Curriculum Vitae), todas elas financiadas por instituições de fomento à pesquisa como: FCT (PT); CNPQ, CAPES, FAPESPA, FIDESA (Brasil). Atualmente é Professora convidada da Universidade Federal do Pará/UFPA/PPGED/ICED

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Entrevistas

ANDIROBA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 05 jul. 2019.

COPAÍBA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 09 jul. 2019.

MAÇARANDUBA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 08 dez. 2015.

MAMORANA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 27 mai. 2019.

MANGUEIRA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 04 jul. 2019.

PALMEIRA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 18 nov. 2019.

SAMAUMA, Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 22 mai. 2019.

SERINGUEIRA. Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 12 jul. 2019.

SUCUUBA, Entrevista concedida por mulher escalpelada à Edwana N. Almeida. Belém, PA, 12 agosto 2019.

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Publicado

06/09/2020

Como Citar

ALMEIDA, E. N. de; NUNES, C. do S. C. Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 816–838, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4717. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos