CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5691

Palavras-chave:

Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.

Resumo

Com este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível.

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Biografia do Autor

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina - PE

Mestra em Educação pelo Programa de 

Pós-Graduação e Formação de Professores

e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), participante

do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação

Escolar e Não-Escolar (GEPESPE), Especialista em

Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela UPE

Campus Petrolina - PE.

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor e pós doutor em Educação e professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE e Coordenador Geral de Extensão – Pró-Reitoria de Extensão. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

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Publicado

07/08/2021

Como Citar

DA SILVA, G. M.; CARVALHO, O. F. de. CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5691. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios