A ideologia do movimento escola sem partido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4929

Palavras-chave:

Escola Sem Partido. Desarticulação. Políticas ideológicas.

Resumo

A ideologia do movimento Escola sem Partido: 20 autores desmontam o discurso, apresentam um panorama reflexivo e crítico sobre a ideologia da Escola Sem Partido. A obra propõe desarticular o que constitui o projeto de Lei, considerado pelos autores como um projeto de nação normativo e mutilador porque vai na contramão da Constituição Federativa do Brasil de 1988, no que diz respeito à liberdade de cátedra do professor, além de propor uma educação antidemocrática. O discurso pautado na obra é composto de 20 autores de diferentes campos de conhecimentos e discussões que estão interligados a temas que abordam a LGBTFOBIA, Intolerância Religiosa, Étnico-raciais, entres outras discussões que são consideradas tanto para o contexto da atual sociedade brasileira quanto para a educação formal de relevância, porque constitui uma educação democrática, aquela que prevê o direito ao acesso ao conhecimento. O discurso na obra resenhada possibilita uma leitura reflexiva e crítica porque o projeto de Lei desestabelece uma ação democrática, e que fortalece não somente aos integrantes dos Movimentos Sociais, mas ao público em geral as possíveis desarticulações das políticas ideológicas dos integrantes das bancadas conservadoras que compõem as bases do Movimento da Escola Sem Partido, porque visam neutralizar o ensino brasileiro e a violação da liberdade de cátedra do professor.

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Biografia do Autor

Cleonildo Mota Gomes Junior, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA/ISEAD/PE

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, linha de formação de Professores - UPE Mata Norte; Pós-Graduado em História da África pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO e União das Escolas Superiores da FUNESO - UNESF e em Ensino de História e Geografia pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/ISEAD/Recife/PE. Membro Pesquisador do Grupo de Estudos Étnico-racial e ambiental (GERA) da Universidade de Pernambuco - UPE/Nazaré da Mata. 

Referências

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Publicado

29/08/2020

Como Citar

GOMES JUNIOR, C. M. A ideologia do movimento escola sem partido. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 619–626, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4929. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4929. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas