Narrativas autobiográficas: contribuição para a formação e a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4840Palavras-chave:
Relato autobiográfico. Prática docente. Parfor.Resumo
Esta pesquisa tem por finalidade relatar as histórias de vidas de dois acadêmicos do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Parfor, da Universidade Federal do Acre, pesquisa esta que se origina de um trabalho de conclusão de curso dos referidos alunos. Este relato é o resultado da questão investigativa: “de que maneira as dificuldades do âmbito educacional, na trajetória dos sujeitos, contribuíram para a prática docente?”. A partir dessa questão, formulou-se o objetivo do trabalho: “analisar de que maneira as dificuldades existentes no cotidiano escolar podem contribuir para o desenvolvimento da prática docente”. O método utilizado na coleta de dados foi o autobiográfico, o tipo de pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando-se como técnica os relatos da trajetória de vida dos acadêmicos. Conclui-se que essa análise reflexiva possibilita a construção e o desenvolvimento de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional e revela que a profissionalização docente vem ocorrendo de acordo com as experiências e as vivências desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
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