Narrativas autobiográficas: contribuição para a formação e a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4840

Palavras-chave:

Relato autobiográfico. Prática docente. Parfor.

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade relatar as histórias de vidas de dois acadêmicos do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Parfor, da Universidade Federal do Acre, pesquisa esta que se origina de um trabalho de conclusão de curso dos referidos alunos. Este relato é o resultado da questão investigativa: “de que maneira as dificuldades do âmbito educacional, na trajetória dos sujeitos, contribuíram para a prática docente?”. A partir dessa questão, formulou-se o objetivo do trabalho: “analisar de que maneira as dificuldades existentes no cotidiano escolar podem contribuir para o desenvolvimento da prática docente”. O método utilizado na coleta de dados foi o autobiográfico, o tipo de pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando-se como técnica os relatos da trajetória de vida dos acadêmicos. Conclui-se que essa análise reflexiva possibilita a construção e o desenvolvimento de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional e revela que a profissionalização docente vem ocorrendo de acordo com as experiências e as vivências desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

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Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco.

Professor Ajunto III da Universidade Federal do Acre/UFAC. Programa de Pós Graduação, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura. Professor da área de Didática e Investigação e Prática Pedagógica. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Avaliador para (Re)Credenciamento Institucional EAD e presencial pelo INEP.

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Professor Adjunto III da Universidade Federal do Acre da área de Políticas, Financiamento e Gestão da Educação. Vice-Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura. Avaliador para (Re) Credenciamento dos Cursos de Graduação pelo INEP.

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Publicado

28/01/2021

Como Citar

PIRES, P. A. G.; VERÇOSA, P. S. Narrativas autobiográficas: contribuição para a formação e a prática docente. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4840. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4840. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos