O construcionismo como proposta de inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6131

Palavras-chave:

Instrucionismo, Construcionismo, Inovação Pedagógica.

Resumo

O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista  do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.

Biografia do Autor

  • Maria do Carmo Sousa, Universidade da Madeira, Funchal
    Doutora em Educação, Especialidade Inovação Pedagógica.
  • José Paulo Gomes Brazão, Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Ilha da Madeira
    Doutor em Educação - Inovação Pedagógica (2008), na Universidade da Madeira (UMa). Mestre em Psicologia Educacional (2000), no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse em pesquisas sobre invariantes culturais; Estudos sobre sexualidade e género nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação; Estudos sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em contextos de aprendizagem

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Publicado

10/06/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6131. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6131. Acesso em: 24 out. 2025.

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