Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6099Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem, Design Instrucional, Animes.Resumo
Este estudo investiga o seguinte problema: De que forma o uso de ferramentas didáticas dinâmicas pode contribuir como proposta pedagógica para o ensino de ciências em sala de aula e no desenvolvimento de habilidades cognitivas? Nesse contexto, foi delineada de forma geral, a discussão da possibilidade da utilização de um objeto de aprendizagem criado através da ferramenta online PowToon, apoiado numa abordagem construtivista, com o objetivo de despertar no aluno uma consciência crítica que proporcione a problematização de questões relacionadas a abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O trabalho foi delineado como pesquisa participante por gerar saberes e transformações a partir de conhecimentos atrelados à realidade social dos alunos. O estudo se formatou através do desenvolvimento prévio de um roteiro que contextualiza um conteúdo programático da educação básica a uma situação cotidiana, a ideia central foi lançar para o sujeito uma situação-problema, e mediante a essa situação o mesmo deve buscar soluções para as questões explicitada e assim construir seu próprio conhecimento.
Downloads
Referências
FILATRO, Andrea; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo, 2014.
RAMOS, Andréia Ferreira; SANTOS, PricilaKohls. A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Campo Grande, 2006.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; CUNHA, Silvio Luiz Souza. Aplicação de teorias cognitivas ao projeto de objetos de aprendizagem. Porto Alegre, 2006.
BRAGA, Juliana. Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André: UFABC, 2014.
SILVA, Ivanderson Pereira da. Práticas experimentais mediadas por interfaces da internet na formação de professores de física. 2016. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
BATISTA, Márcia Luiza França da Silva; MENEZES, Marizilda dos Santos. O Design gráfico e o design instrucional na educação a distância. São Paulo, 2008.
FREIRE, Karina Xavier. Design Instrucional: Aplicabilidade dos desenhos pedagógicos na ead on-line. Brasília, 2009.
NEVES, Marcus; CENTENO, Claúdia; FRUET, Fabiane; OTTE, Janete; ORTH, Miguel. Design educacional construtivista: O papel do design como planejamento na educação a distância. São Paulo, 2012.
AMARAL, P. D. F.; SABOTA, B. PowToon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 13, n. 28, p. 72-89, mai./ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).