Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6099

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Design Instrucional, Animes.

Resumo

Este estudo investiga o seguinte problema: De que forma o uso de ferramentas didáticas dinâmicas pode contribuir como proposta pedagógica para o ensino de ciências em sala de aula e no desenvolvimento de habilidades cognitivas? Nesse contexto, foi delineada de forma geral, a discussão da possibilidade da utilização de um objeto de aprendizagem criado através da ferramenta online PowToon, apoiado numa abordagem construtivista, com o objetivo de despertar no aluno uma consciência crítica que proporcione a problematização de questões relacionadas a abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O trabalho foi delineado como pesquisa participante por gerar saberes e transformações a partir de conhecimentos atrelados à realidade social dos alunos. O estudo se formatou através do desenvolvimento prévio de um roteiro que contextualiza um conteúdo programático da educação básica a uma situação cotidiana, a ideia central foi lançar para o sujeito uma situação-problema, e mediante a essa situação o mesmo deve buscar soluções para as questões explicitada e assim construir seu próprio conhecimento.

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Biografia do Autor

Caio Victor Gomes de Sena Rosa, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió

Professor de Química na Rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QuiCiência -IQB/UFAL.

Monique Gabriella Angelo da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Instituto de Química e Biotecnologia - IQB, Maceió

Doutora em Química Inorgânica pelo Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió/AL, Brasil.

Carla Juliana Silva Soares, Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió

Instituto de Química e Biotecnologia 

Universidade Federal de Alagoas 

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

ROSA, C. V. G. de S.; SILVA, M. G. A. da; SOARES, C. J. S. Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–12, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6099. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6099. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático