Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6436

Palavras-chave:

Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.

Resumo

Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Parise Brandalise Dalsotto, Universidade de Caxias do Sul

Pedagoga. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES.

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul

Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), coordenador do curso de Especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares, membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do curso de Biblioteconomia da instituição. Doutorando em Educação (UCS). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação e Sociedade (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG). Temáticas de interesse: Educação; Ensino de Biblioteconomia; Práticas educativas em bibliotecas; Informação e cidadania; Educação a distância; Gestão de unidades de informação; Estudos de usuários; Estudos Métricos da Informação; e, Memória, identidade e patrimônio. 

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

ossui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação. É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado, tendo sido coordenadora do PPGEdu/UCS (2013 - 2017). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. 

Referências

CARDOSO, Rosemeri Darc. Livrarias e escolas: espaços de mediação. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006. p. 165-183.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortêz. 1985.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis.2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 6. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 12 dez. 2020.

OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FERES, Glória Georges. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 124-142, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203. Acesso em: 15 dez. 2020.

PASSOS, Luiz Augusto. Leitura do mundo. In: STRECK, Danilo R.; RENDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 12 jan. 2021.

RAMOS, Flávia Brocchetto Ramos. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.

SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tânia M. R. Apresentação. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tânia M. R. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 13-22.

SCHWARCKZ, Lilia M. Quando acaba o século XX. São Paulo: Schwarckz, 2020.

ZILBERMAN, Regina. Para uma política de mediação em leitura. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, n. 2, p. 126-141, maio, 2016. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10234_REGINA+ZILBERMAN. Acesso em: 05 fev. 2021.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

PARISE BRANDALISE DALSOTTO, M.; BORGES DA SILVEIRA, J. P.; LUCHESE, T. Ângela. Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6436. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos