Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6436Palavras-chave:
Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.Resumo
Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.
Referências
CARDOSO, Rosemeri Darc. Livrarias e escolas: espaços de mediação. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006. p. 165-183.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortêz. 1985.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis.2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 6. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 12 dez. 2020.
OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FERES, Glória Georges. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 124-142, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203. Acesso em: 15 dez. 2020.
PASSOS, Luiz Augusto. Leitura do mundo. In: STRECK, Danilo R.; RENDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 12 jan. 2021.
RAMOS, Flávia Brocchetto Ramos. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.
SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tânia M. R. Apresentação. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tânia M. R. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 13-22.
SCHWARCKZ, Lilia M. Quando acaba o século XX. São Paulo: Schwarckz, 2020.
ZILBERMAN, Regina. Para uma política de mediação em leitura. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, n. 2, p. 126-141, maio, 2016. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10234_REGINA+ZILBERMAN. Acesso em: 05 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).