Dialética e dialéticas: Uma Crítica do Racionalismo Teórico de Esquerda, Visando à Superação do Sectarismo Político na Academia
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6613Palavras-chave:
Dialética. Epistemologia. Gnosiologia. Teoria Crítica. Inconsciente.Resumo
O ensaio apresenta uma perspectiva atualizadora da Dialética marxista tradicional, de matriz racionalista e objetivista. É estudo teórico que vislumbra a relação unitária entre elementos tidos como opostos: a racionalidade objetiva dos processos produtivos da sociedade e a subjetividade do mundo da cultura. Elabora a crítica ao divisionismo político de vários grupos que se declaram dialéticos, expondo uma avaliação histórica da disseminação da dialética a partir do marxismo político-partidário. Tece uma interpretação da “ortodoxia” atrelada à disputa de poder oriunda dos partidos. Como complemento, expõe a ideia de que a Dialética tradicional, com toda a riqueza metodológica que representa, ficou limitada à perspectiva da consciência, podendo ser enriquecida com estudos do inconsciente e estudos da subjetividade. Aponta como contribuições enriquecedoras à Dialética, a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e estudos da psique humana.
Referências
ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro, Zahar, 2009.
NETO, E. A.; ARRAIS, R. H. Dialética, marxismo multidiscipinar e os estudos da psique. Revista Labor, v. 1, n. 12, p. 21-40, Jun. 2014. Acesso em: 26/10/19
ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo, Ática, 1991.
ATTALI, Jacques. Karl Marx ou L’esprit du monde. Paris, Fayard, 2005.
BENSAID, Daniel. Marx, manual de instruções. São Paulo, Boitempo, 2014
FREUD, Sigmund. O mal-estar na Cultura. Porto Alegre, LP/M, 2011.
GRAMSCI. Antonio. Concepção Dialética da História. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro-RJ, Editora Civilização Brasileira, 1987. 7ª ed.
ILYENKOV, Evald. Dialectics of the Abstract and the Concrete in Marx’s Capital. Moscou, Progress Publishers, 1982.
IANNI, Octávio (org). Marx. São Paulo, Ática, 1992.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
LEFEBVRE, Henri. Marxismo. Porto Alegre, LPM, 2011.
LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
MATTHEWS, Eric. Compreender Merleau-Ponty. Petrópolis, Vozes, 2010.
McLELLAN, David. Karl Marx – Vida e Pensamento. Petrópolis, Vozes, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. As Aventuras da Dialética. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível.São Paulo, Perspectiva, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. Critique de la Raison Dialectique. Paris, Gallimard, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).