A formação continuada de docentes em escolas de fronteira sob o paradigma sentipensante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4820

Palavras-chave:

Política Educacional. Fronteira. Formação Permanente de Professores.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o programa permanente de formação denominado Pedagogia de Fronteiras, desenvolvido entre os anos 2016 e 2019, para os professores da rede municipal de ensino da cidade de Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil. A metodologia adotada baseia-se em uma perspectiva de pesquisa-ação participativa, a partir do conceito do sociólogo colombiano Fals Borda. Os dados obtidos ao longo da pesquisa mostraram, por um lado que a lógica monocultural está presente nos espaços escolares e, por outro, a possibilidade em planejar programas permanentes de formação, considerando o contexto trinacional. Mostram ainda que ações articuladas entre a comunidade escolar e as universidades públicas, bem como as políticas locais, permitem o planejamento conjunto de políticas públicas de formação permanente de professores que considerem o contexto. As ações de formação do programa nos permitiram refletir sobre o que é estar na fronteira e pensar em uma educação na e para a fronteira. Este estudo é baseado em conceitos teóricos de autores como Diniz Pereira, hooks, Freire, Fals Borda, Walsh, entre outros.

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Biografia do Autor

Laura Janian Dias Amato, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Foz do Iguaçu.

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos da Cultura. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, processos identitários, formação de professores em línguas, letramento crítico, teoria pós-colonial, teoria decolonial.

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Publicado

20/12/2020

Como Citar

TALLEI, J. I.; AMATO, L. J. D. A formação continuada de docentes em escolas de fronteira sob o paradigma sentipensante. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1284–1297, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4820. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4820. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos