Insucesso dos alunos na aprendizagem: interpretações de suas professoras
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2076Palavras-chave:
Significados. Professores. Insucesso. Aprendizagem.Resumo
O estudo teve como objetivo compreender como as professoras interpretam o insucesso dos alunos no processo de aprendizagem e como lidam com o problema. Contou com a participação de seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados qualitativamente com base no pensamento crítico de estudiosos da Psicologia e da Educação, especialmente daqueles que discutem sobre o fracasso e a queixa escolares. As informações foram organizadas em dois eixos: o insucesso dos alunos no processo de aprendizagem e os modos de lidar com o problema. Os resultados corroboram estudos prévios quanto ao conteúdo do primeiro eixo e ampliam a compreensão a respeito do conteúdo do segundo. Mais do que isso, os resultados permitem questionar a vulnerabilidade dos professores à ideologia dominante no sistema educacional e, ao mesmo tempo, apontar a necessidade de uma avaliação crítica da produção científica na área de educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).