Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4919

Palavras-chave:

Aprendizagem visível. Estilos de Aprendizagem. Balanço de Massa.

Resumo

O uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem. Empregou-se uma metodologia de pesquisa mista, sendo majoritariamente quantitativa: verificação de estilos de aprendizagem por meio do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) e provas sobre balanço de massa para o cálculo de Tamanho de Efeito, conforme estabelecido pelo laboratório em Aprendizagem Visível, de Hattie. Entre os resultados obtidos, destaca-se o Tamanho de Efeito calculado para a prática pedagógica, que, em média, nas três turmas avaliadas, foi de 0,63. Valor superior ao referencial 0,40, considerado como uma intervenção média satisfatória e compatível com os valores de Tamanhos de Efeitos de metodologias semelhantes. Na parte qualitativa da pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas nas quais foi possível compreender que os alunos perceberam a própria aprendizagem. Este estudo inovou ao calcular o Tamanho de Efeito aliado aos Estilos de Aprendizagem e contribui para o entendimento de práticas de aprendizagem colaborativas usando material manipulativo.

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Biografia do Autor

Luciano Miguel Moreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Belo Horizonte

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas. PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM METALURGIA DO IFMG - CAMPUS OURO PRETO

Orimar Batista dos Reis, Mestre em Engenharia Ambiental. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)

PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM METALURGIA DO IFMG - CAMPUS OURO PRETO

Jeferson Rodrigues da Silva, Mestre em Engenharia Mecânica. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)

PROFESSOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO IFMG - CAMPUS ARCOS

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

SANTOS, L. M. M. dos; REIS, O. B. dos; SILVA, J. R. da. Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1447–1466, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4919. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4919. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos