Um todo indivisível: reflexões sobre cinco aspectos que interferem na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5020Palavras-chave:
Gênese da aprendizagem, Aspectos da aprendizagem, NeuropsicologiaResumo
O estudo tem como objetivo investigar a gênese da não-aprendizagem de indivíduos em idade escolar, atentando aos aspectos que podem interferir no processo de aprendizagem. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e foi conduzido através de revisão bibliográfica com fundamentação teórica nos pressupostos da Psicopedagogia Clínica (WEISS, 1992), Neuroeducação (CONSENZA; GUERRA, 2011), Relvas (2009; 2011), Maia (2011) e da Epistemologia Genética (PIAGET, 1975). Como resultados, o estudo destaca que, embora seja um processo inato ao ser humano, a aprendizagem condiciona-se também a diferentes aspectos: orgânicos, cognitivos, socioambientais, emocionais e pedagógicos. Ao apontar que existem diversos aspectos que podem influenciar tanto positivamente como negativamente a aprendizagem, o estudo indica que cabe aos profissionais da Educação estarem atentos a estes aspectos de forma a proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagem para os educandos em sala de aula.
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