Um todo indivisível: reflexões sobre cinco aspectos que interferem na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5020

Palavras-chave:

Gênese da aprendizagem, Aspectos da aprendizagem, Neuropsicologia

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar a gênese da não-aprendizagem de indivíduos em idade escolar, atentando aos aspectos que podem interferir no processo de aprendizagem. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e foi conduzido através de revisão bibliográfica com fundamentação teórica nos pressupostos da Psicopedagogia Clínica (WEISS, 1992), Neuroeducação (CONSENZA; GUERRA, 2011), Relvas (2009; 2011), Maia (2011) e da Epistemologia Genética (PIAGET, 1975). Como resultados, o estudo destaca que, embora seja um processo inato ao ser humano, a aprendizagem condiciona-se também a diferentes aspectos: orgânicos, cognitivos, socioambientais, emocionais e pedagógicos. Ao apontar que existem diversos aspectos que podem influenciar tanto positivamente como negativamente a aprendizagem, o estudo indica que cabe aos profissionais da Educação estarem atentos a estes aspectos de forma a proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagem para os educandos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Claucida Silva de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestra em Educação em Ciências  pela mesma instituição (2020). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste - FAENE (2010) e Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015). Bolsista de produtividade Capes de 2018 a 2020. Atua no Colégio Adventista de Porto Alegre. Possui interesse de pesquusa nas seguintes áreas: Neuroeducação, Epistemologia Genética, Educação Infantil, Dificuldade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008). Licenciatura Plena em Ciências: Habilitação Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2005). Bacharel em Administração de Empresas (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, CESF, 2001). Professora de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Farroupilha/RS. Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha/RS. Coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC de Farroupilha/RS (2013 - 2016). Membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha/RS e do Meio Ambiente. Tutora do Programa Formação pela Escola - FNDE. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Livia Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora (2020) e Mestra em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre a relação entre as Neurociências, a formação docente e a prática pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2012), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2015) e especialização em Neuroeducação e Primeira Infância junto à Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto Cerebrum (2019). No Ensino Superior, lecionou para turmas de pós-graduação em Neurociências e Gestão Escolar na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS e na Educação Básica, leciona para séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa/RS. Atua como orientadora colaboradora na pós-graduação em Práticas Pedagógicas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Tem experiência nas áreas de Educação, Primeira Infância, Neuroeducação, Alfabetização, Ensino de Língua Inglesa, Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação Docente. 

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

LIMA, C. S. de O.; NÓBILE, M. F.; CRESPI, L. Um todo indivisível: reflexões sobre cinco aspectos que interferem na aprendizagem . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.5020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5020. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos