APRENDIZAGEM DISCURSIVA E CIDADANIA TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7691Palavras-chave:
Aprendizagem Discursiva, Cidadania Território, Princípios éticosResumo
Pretendemos discutir a consolidação do conceito de cidadania territorial pela aprendizagem discursiva de Jürgen Habermas. Neste ângulo, aplicamos pesquisa bibliográfica sobre cidadania na Geografia, em específico, relacionada à cidadania territorial e, posteriormente, selecionadas as obras de Habermas e textos dos seus interlocutores, a partir dos descritores democracia, discurso, ética discursiva, mundo da vida, aprendizagem discursiva, identidade do eu, consciência moral e argumentação. Logo, a cidadania territorial aprendida discursivamente deve ser desenvolvida por meio de ações linguísticas ancoradas no mundo da vida partilhado entre escola, sociedade e seus princípios éticos de base universal e geográfica. Sobre os princípios, eles devem ser a justiça espacial, igualdade espacial dentre os direitos humanos e o respeito à dignidade dos seres humanos, independentemente da sua origem geográfica.
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