DISCURSIVE LEARNING AND TERRITORIAL CITIZENSHIP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7691

Keywords:

Discursive Learning, Territorial Citizenship, Ethical principles

Abstract

We intend to discuss the consolidation of the concept of territorial citizenship through the discursive learning of Jürgen Habermas. To do it so, we applied bibliographical research on citizenship in Geography, specifically, the one related to territorial citizenship and, subsequently, we selected some of Habermas’s works of and texts by his interlocutors, based on the descriptors democracy, discourse, discursive ethics, world of life, discursive learning, identity of the self, moral conscience and argumentation. Therefore, discursively learned territorial citizenship must be developed through linguistic actions anchored in the world of life shared between school, society and its universally and geographically based ethical principles. Regarding the principles, they must be spatial justice, spatial equality among human rights and respect for the dignity of human beings, regardless of their geographical origin.

Author Biographies

  • Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisador Efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia.

  • Ian Felipe Nascimento, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Bacharelando em Geografia-UESC. Iniciação à Docência- UESC. Pesquisador dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEEPEG-UERN) e Comunidades Rurais Sustentáveis (UESC).

References

ARAÚJO, Fábio Rodrigo Fernandes; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. A experiencia do corpo na cidade contemporânea: compreensões a partir de Jürgen Habermas. Geografia, v. 46, n. 01, p.01-21, 2021a. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/155.

Acesso em 13 de jul.2023.

ARAÚJO, Fábio Rodrigo Fernandes; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Pobreza e universalidade: diálogos entre Milton Santos e Jürgen Habermas para uma Geoética. In: XVII COLOQUIO DE HABERMAS, 2021b, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Editora Salute, 2021. p. 61-80. Disponível: https://coloquiohabermas.wordpress.com/outras-edicoes/coloquio-habermas-2021/.

Acesso em:10 de jun. 2023.

ALMEIDA, António Campar de; GAMA, António. Geografia, conhecimento do espaço e cidadania. Universidade de Coimbra. 2003 p. 85-89. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/12977/1/Geografia,%20conhecimento%20do%20espa%C3%A7o%20e%20cidadania.pdf. Acesso em 07 de ago.2023.

BRAGA, Flávia Spinelli. Cidadania territorial e geografização da cidadania no ensino de Geografia e na formação do professor de Geografia. Revista Signos Geográficos, v. 3, p. 1-16, 2021. Disponível em: www.revistas.ufg.br/signos. Acesso em: 07 de ago.2023.

BRAGA, Flávia Spinelli. A cidadania territorial na formação inicial de professores de geografia em universidades portuguesas e brasileiras. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35140. Acesso em 13 de jul. 2023.

BARRETO, Vicente. O conceito moderno de cidadania. Revista de direito administrativo, v. 192, p. 29-37, 1993. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/download/45733/47285. Acessi em: 07 de ago. 2023.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. O espaço orientado como sistema de objetos e um sistema de ações orientado para fins e para entendimento. GEOGRAFIA (UFPI), ano 9, n. 32, p. 1-20, 2011. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/o-espaco-como-um-sistema-de-objetos-e-um-sistema-de-acoes/4771462/. Acesso em: 01 de jul. 2023.

CARNIERO, Rosalvo Nobre; SANTOS, José Erimar. Ética e identidade territorial na feira de São Bento (PB). In: SÁ, Alcindo José de; FARIAS, Paulo Sergio Cunha de (Orgs.). Ética, identidade e território. Recife: CCS, 2012. p. 279-306.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre; LIMA, Joyce de Sena. Colonialismo do saber e suas implicações para a aplicação da lei nº 10.639/2003 nas escolas públicas. Contexto & Educação, ano 34, nº 108, p.42-56, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8800.

Acesso em: 20 de jul.2023.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Aprendizagem de princípios geoéticos universais, competência comunicativa e estágios de desenvolvimento morais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 20, p. 498-519, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/792. Acesso em: 14 de jul. 2023.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida. Curitiba: Appris, 2022.

CASTRO, Iná Elias. Instituições e territórios: Possibilidades e limites ao exercício da cidadania no Brasil. GEOSUL, v. 19, p. 16-32, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13575. Acesso em: 15 de jul.2023.

CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa de. Ressignificação dos territórios em um contexto de globalização. In: CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa de; WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel; NIEDERL, Paulo André (Orgs.). Participação, território e cidadania: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial no Brasil. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 135-152.

CALLAI, Helena Copetti; MORAES, Maristela Maria de. Educação geográfica, cidadania e cidade. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, v. 2017, p. 82-100, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/download/59031034/4771-18404-1-PB20190425-43702-1fjof99.pdf. Acesso em: 07 de ago. 2023.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Segregação socioespacial e o" Direito à Cidade". GEOUSP Espaço e Tempo (Online), v. 24, n. 3, p. 412-424, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/177180. Acesso em: 07 de ago.2023.

CLAUDINO, Sérgio; SOUTO GONZÁLEZ, Xosé M. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. o caso do projeto NÓS PROPOMOS!. Signos Geográficos-Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 2019, vol. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://roderic.uv.es/handle/10550/73810. Acesso em: 07 de ago. 2023.

COSTA, M.I.S., IANNI, A.M.Z. O conceito de cidadania. In: Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica [online]. São Bernardo do Campo, SP, Scielo: Editora UFABC, 2018, pp. 43-73. Disponível em: https://books.scielo.org/id/sysng. Acesso em: 07 de ago. 2023.

COSTA, Ana Monteiro da; KUHN, Igor; KUHN, Daniela Dias. Cidadania territorial e território da cidadania: elementos para o debate entorno da política territorial brasileira. Revista de Geografia (Recife), v.33, n. 02, p. 96-119, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229281.

Acesso em: 19 de jul. 2023.

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. Anos, v. 90, p. 103-115, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/download/38543694/os_movimentos_sociais_e_a_emergencia_de_uma_nova_nocao_de_ci_1.pdf. Acesso em: 07 de ago. 2023.

FERRÃO, João. Território, última fronteira da cidadania? Caderno Prudentino de Geografia, v.01, n. 24, p.07-15, 2002. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7355. Acesso em: 21 de jul.2023.

FUINI, Lucas Labigalini. Construções teóricas sobre o território e sua transição: A contribuição da Geografia brasileira. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, v. 26, n. 1, p. 221-242, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5798674. Acesso em: 08 de ago. 2023.

GUERRA, Fábio Soares. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em. 07 de ago.2023.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educação &Sociedade, ano 20, n. 66, p. 125-140, 1999. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/zsys53TwhnSwvDXzGTrjWxd/. Acesso em: 22 de jul.2023.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafisico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa: Complementos y estudios previos. Madri: Catedra, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo vol 01: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. v. 02: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flavio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Obras escolhidas de Jürgen Habermas vol III: ética do discurso. Lisboa: Edições 70, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Para uma reconstrução do materialismo histórico. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2016.

MENDONÇA, Sandra. A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica. Florianópolis: UFSC, 2013, Tese (Doutorado), Programa de Pós Graduação de Geografia, Centro de Fisolofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258. Acesso em 08 de ago. 2023.

MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf. Acesso em: 07 de ago. 2023.

OLIVEIRA, Marcio Pinon de. O retorno a cidade e novos territórios de restrição à cidadania. In: SANTOS, Milton; BECKER, Bertha (Orgs.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Lamparina, 3.ª ed. 2011. p.171-196.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007a.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007b.

SILVA, Armando Corrêa da. O território da consciência e consciência dos territórios. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adelia Aparecida de; SILVEIRA, Maria Laura da (Orgs.). Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.p.257-260.

REZENDE F. C. B; CÂMARA N. I. A. A evolução do conceito de cidadania. Revista de Ciências Humanas da UNITAU, v. 7, n. 2, p.1-6, 2001. Disponível em: https://www.academia.edu/download/33277219/aevolucao-N2-2001.pdf. Acesso em: 07 de ago.2023.

ROSA, Claudia do Carmo. “NÓS PROPOMOS!” GOIÁS: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS PARA A ATUAÇÃO CIDADÃ. In: Anais do Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE). Anais...Goiânia(GO) CEPED, 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ixedipe/407243-nos-propomos-goias--construcao-do-pensamento-geografico-dos-alunos-para-a-atuacao-cidada/ . Acesso em: 07 de ago. 2023.

TAMAYO, Alberto León Gutiérrez. El ciudadano territorial: propósito de la formación ciudadana. Uni-Pluri/Versidad, v.10, n.03, p. 01-12, 2010. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/9578. Acesso em: 16 de jul.2023.

Published

21/07/2024

Issue

Section

Artigos Científicos

How to Cite

DISCURSIVE LEARNING AND TERRITORIAL CITIZENSHIP. EDUCA - Multidisciplinary Journal in Education, [S. l.], v. 11, p. 1–18, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.7691. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7691. Acesso em: 9 sep. 2025.

Similar Articles

1-10 of 119

You may also start an advanced similarity search for this article.