An educational product proposal for remote education of spatial geometry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6123

Keywords:

, Digital Culture, Critical Mathematics, Webquest

Abstract

This work is the result of efforts to present a Webquest that would enhance the teaching practices in the teaching of spatial geometry and consists of a cut of the processes and products generated in the context of a research developed at the level of Professional Master in Science and Mathematics Teaching. The theoretical basis on which the educational product was based was the Critical Mathematics proposed by Ole Skovsmose. As results were generated: a) a Webquest entitled "Mathematics in Focus", which is available online in blog format; and b) a Didactic Guide for teachers who wish to build their own Webquests, available in the Educapes repository. It is believed that, especially in times when the need to preserve lives causes people to remain geographically distant, educational products of this nature can contribute to quality training and bring subjects together through the internet interfaces.

Author Biographies

  • Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas, Maceió
    Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL). Graduanda em Matemática pela UNCISAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre ensino de matemática nas séries iniciais, com ênfase em estratégias didáticas, educação especial, tecnologias digitais de informação e comunicação, formação docente, EJAI, questões étnico-raciais e de gênero. Participante do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS)
  • Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca
    É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL), dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), do curso de Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É também professor Permanente e Coordenador (Biênio 2020/2022) do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL/Campus Arapiraca). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS/CNPq). Tem interesse em pesquisas acerca da relação entre Educação em Ciências, Tecnologias Educacionais e Análises interseccionais de Gênero, Raça e Classe.

References

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (Org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed. Rio de Janeiro: Letra Capital 2014.

ALMEIDA, V. H. A interconexão das tendências da educação matemática. Revista Professores que ensinam matemática. Mato Grosso. v.1, n.2, 2018, jul./dez.

ALVES, A. S.; MATOS, J. F. Educação matemática crítica na escola. 2006.

CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. v. 1, nº. 1, Campo Mourão: RPEM, 2012, jul./dez. p. 09-20.

COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CLARAS, A. F.; PINTO, N. B. O movimento da matemática moderna e as iniciativas de formação docente. Educare, 2008.

DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based learming. Distance Educator. 1996.

DONOSO, E. L.; CÓRDOVA, R. S. Transformación de los modelos mentales sobre los conceptos de fuerza y campo eléctrico mediante La metodología Webquest, em estudiantes universitarios de Ingeniería. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 32, n.1, 2015, p. 2-31

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais. In: COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. D. Webquest: uma experiência na disciplina de cálculo diferencial e integral com alunos do curso de química. Experiências em Ensino de Ciências. Paraná. v. 5, nº1, 2010, p. 159-168.

PAIVA, A. M. S.; SÁ, I. P. Educação matemática crítica e práticas pedagógicas. Revista Ibero-americana de Educação, 2011, ISSN: 1682-5653 p. 01-07.

PAIS, A. et. al. O conceito de crítica em educação matemática e perspectiva de investigação. LEARN, 2006.

Published

11/06/2021

Issue

Section

Dossiê Temático

How to Cite

An educational product proposal for remote education of spatial geometry. EDUCA - Multidisciplinary Journal in Education, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6123. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6123. Acesso em: 24 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 110

You may also start an advanced similarity search for this article.