Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6123

Palavras-chave:

Cultura Digital, Matemática Crítica, Webquest.

Resumo

Este trabalho resulta dos esforços em apresentar uma Webquest que potencializasse os fazeres docentes no ensino de geometria espacial e consiste num recorte dos processos e produtos gerados no contexto de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O lastro teórico a partir do qual o produto educacional se apoiou foi a Matemática Crítica proposta por Ole Skovsmose. Como resultados foram gerados: a) uma Webquest intitulada “Matemática em Foco”, que está disponível online no formato de blog; e b) um Guia Didático para professores que desejam construir suas próprias Webquests, disponível no repositório Educapes. Acredita-se que, especialmente em momentos nos quais a necessidade de preservar vidas faz com que as pessoas tenham de se manter geograficamente distantes, produtos educacionais dessa natureza podem contribuir para uma formação de qualidade e aproximar os sujeitos por meio das interfaces da internet.

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Biografia do Autor

Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL). Graduanda em Matemática pela UNCISAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre ensino de matemática nas séries iniciais, com ênfase em estratégias didáticas, educação especial, tecnologias digitais de informação e comunicação, formação docente, EJAI, questões étnico-raciais e de gênero. Participante do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS)

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL), dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), do curso de Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É também professor Permanente e Coordenador (Biênio 2020/2022) do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL/Campus Arapiraca). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS/CNPq). Tem interesse em pesquisas acerca da relação entre Educação em Ciências, Tecnologias Educacionais e Análises interseccionais de Gênero, Raça e Classe.

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Publicado

11/06/2021

Como Citar

DA PAZ, L. K. dos S.; SILVA, I. P. da. Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6123. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6123. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático