Una propuesta de producto educativo para la educación a distancia de la geometría espacial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6123

Palabras clave:

, Cultura digital, Matemáticas críticas, Webquest.

Resumen

Este trabajo es el resultado de los esfuerzos por presentar una Webquest que potenciaría las prácticas docentes en la enseñanza de la geometría espacial y consiste en un corte de los procesos y productos generados en el contexto de una investigación desarrollada a nivel de Maestría Profesional en Ciencias y Enseñanza de las matemáticas. La base teórica sobre la que se basó el producto educativo fue la Matemática Crítica propuesta por Ole Skovsmose. Como resultados se generaron: a) una Webquest titulada "Mathematics in Focus", que está disponible en línea en formato de blog; yb) una Guía Didáctica para docentes que deseen construir sus propias Webquests, disponible en el repositorio de Educapes. Se cree que, especialmente en momentos en los que la necesidad de preservar vidas hace que las personas tengan que permanecer geográficamente distantes, productos educativos de esta naturaleza pueden contribuir a una formación de calidad y acercar a los sujetos a través de las interfaces de Internet.

Biografía del autor/a

  • Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas, Maceió
    Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL). Graduanda em Matemática pela UNCISAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre ensino de matemática nas séries iniciais, com ênfase em estratégias didáticas, educação especial, tecnologias digitais de informação e comunicação, formação docente, EJAI, questões étnico-raciais e de gênero. Participante do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS)
  • Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca
    É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL), dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), do curso de Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É também professor Permanente e Coordenador (Biênio 2020/2022) do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL/Campus Arapiraca). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS/CNPq). Tem interesse em pesquisas acerca da relação entre Educação em Ciências, Tecnologias Educacionais e Análises interseccionais de Gênero, Raça e Classe.

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Publicado

11/06/2021

Número

Sección

Dossiê Temático

Cómo citar

Una propuesta de producto educativo para la educación a distancia de la geometría espacial. EDUCA - Revista Multidisciplinaria en Educación, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6123. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6123. Acesso em: 24 oct. 2025.

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