Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6123

Palavras-chave:

Cultura Digital, Matemática Crítica, Webquest.

Resumo

Este trabalho resulta dos esforços em apresentar uma Webquest que potencializasse os fazeres docentes no ensino de geometria espacial e consiste num recorte dos processos e produtos gerados no contexto de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O lastro teórico a partir do qual o produto educacional se apoiou foi a Matemática Crítica proposta por Ole Skovsmose. Como resultados foram gerados: a) uma Webquest intitulada “Matemática em Foco”, que está disponível online no formato de blog; e b) um Guia Didático para professores que desejam construir suas próprias Webquests, disponível no repositório Educapes. Acredita-se que, especialmente em momentos nos quais a necessidade de preservar vidas faz com que as pessoas tenham de se manter geograficamente distantes, produtos educacionais dessa natureza podem contribuir para uma formação de qualidade e aproximar os sujeitos por meio das interfaces da internet.

Biografia do Autor

  • Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas, Maceió
    Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL). Graduanda em Matemática pela UNCISAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre ensino de matemática nas séries iniciais, com ênfase em estratégias didáticas, educação especial, tecnologias digitais de informação e comunicação, formação docente, EJAI, questões étnico-raciais e de gênero. Participante do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS)
  • Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca
    É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL), dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), do curso de Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É também professor Permanente e Coordenador (Biênio 2020/2022) do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL/Campus Arapiraca). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS/CNPq). Tem interesse em pesquisas acerca da relação entre Educação em Ciências, Tecnologias Educacionais e Análises interseccionais de Gênero, Raça e Classe.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (Org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed. Rio de Janeiro: Letra Capital 2014.

ALMEIDA, V. H. A interconexão das tendências da educação matemática. Revista Professores que ensinam matemática. Mato Grosso. v.1, n.2, 2018, jul./dez.

ALVES, A. S.; MATOS, J. F. Educação matemática crítica na escola. 2006.

CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. v. 1, nº. 1, Campo Mourão: RPEM, 2012, jul./dez. p. 09-20.

COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CLARAS, A. F.; PINTO, N. B. O movimento da matemática moderna e as iniciativas de formação docente. Educare, 2008.

DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based learming. Distance Educator. 1996.

DONOSO, E. L.; CÓRDOVA, R. S. Transformación de los modelos mentales sobre los conceptos de fuerza y campo eléctrico mediante La metodología Webquest, em estudiantes universitarios de Ingeniería. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 32, n.1, 2015, p. 2-31

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais. In: COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. D. Webquest: uma experiência na disciplina de cálculo diferencial e integral com alunos do curso de química. Experiências em Ensino de Ciências. Paraná. v. 5, nº1, 2010, p. 159-168.

PAIVA, A. M. S.; SÁ, I. P. Educação matemática crítica e práticas pedagógicas. Revista Ibero-americana de Educação, 2011, ISSN: 1682-5653 p. 01-07.

PAIS, A. et. al. O conceito de crítica em educação matemática e perspectiva de investigação. LEARN, 2006.

Downloads

Publicado

11/06/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6123. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6123. Acesso em: 24 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.