Medidas digitales en la enseñanza del periodismo como herramienta interactiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4022

Palabras clave:

Periodismo inmersivo. Tour virtual. Interactividad.

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo contribuir a la enseñanza del periodismo a través de la visita virtual interactiva, mediada por la tecnología de vídeo 360° permitiendo el aprendizaje a través de la interacción. La metodología aplicada se hace referencia al principio de Educomunicação. Por lo tanto, el proyecto de navegación virtual habilitó la dinámica y la interacción de los puntos, permitiendo al alumno seleccionar un objeto de estudio virtual que hizo disponible un hipervínculo donde aparecía la funcionalidad del equipo seleccionado, que puede tener El control de la narrativa, eligiendo la dirección de estudio según la propuesta aplicada. En esta investigación hemos tenido un producto de aprendizaje participativo sobre la enseñanza del periodismo, a través de los elementos pretextuales presentados a propuesta de la visita virtual.

Biografía del autor/a

  • Francisco Sidney Souza de Almeida, Centro Universitário INTA (UNINTA).

    Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

    Graduando em Publicidade pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

    Pós-Graduando em Marketing e Comunicação pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

    Produtor audiovisual na Diretoria de Marketing e Comunicação do Centro Universitário INTA (UNINTA)

  • Anaisa Alves de Moura, Centro Universitário INTA (UNINTA)

    Licenciada em Pedagogia - UVA

    Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada -  INTA

    Especialista em Ciências da Educação - INTA

    Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial - Universidade Cândido Mendes - RJ

    Especialista em Educação a Distância - UNOPAR

    Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar - INTA

    Mestra em Ciências da Educação - ULHT - Lisboa/Portugal, reconhecida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutoranda em Ciências da Educação - ULHT - Lisboa/Portugal

    Professora no Centro Universitário INTA (UNINTA)

    Professora pesquisadora pela CAPES e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas - GEPAS  pelo CNPq

  • Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA - UNINTA Faculdade Alencarina -FAL

    Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

    Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

    Pedagoga pelo Centro Universitário INTA - UNINTA.

    Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

    Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

    Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

    Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

    Professora do curso de Educação Física do  Centro Universitário INTA - UNINTA

    Professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Alencarina - FAL.

    Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Estadual do Ceara- PPGE/UECE

    Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECE

    Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE.
  • Hamilton Vale Leitao, Centro Universitário INTA (UNINTA). Faculdade Alencarina (FAL)

    Doutor em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), em 2015 com titulação reconhecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Mestre em sociologia com Área de Concentração em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE - Universidade Estadual do Ceará;

    Graduado em Filosofia (licenciatura plena) pela UECE - Universidade Estadual do Ceará,

    Graduado em Teologia (bacharelado) pelo INTA - Instituto de Teologia Aplicada;

    Graduado em Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá,

    Formação no exterior na Cidade de Zaragoza (Espanha) no Curso Superior de Direccion Pública Local para Gestores Iberoamericanos

    Diretor Geral da Faculdade Alencarina

    Diretor Administrativo e Acadêmico do Centro Universitário INTA - UNINTA da Educação Distância - EAD.

  • Thiago Mena Barreto Viana, Centro Universitário INTA- UNINTA.

    Mestre em Comunicação (UFC);

    Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC);

    Bacharel em Jornalismo (UNIFOR);

    Licenciado em História (UECE).

    Participante do grupo de pesquisa Literatura de Massa: os romances sentimentais e o imaginário feminino, sob orientação das profas. dra. Erotilde Honório e dra. Roberta Manuela B. de Andrade;

    Participante do grupo de pesquisa GRIM: Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia.

    Coordenador do Curso de Jornalismo do Centro Universitário INTA- UNINTA.

Referencias

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Publicado

18/03/2020

Número

Sección

Artigos Científicos

Cómo citar

Medidas digitales en la enseñanza del periodismo como herramienta interactiva. EDUCA - Revista Multidisciplinaria en Educación, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 44–61, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4022. Acesso em: 9 sep. 2025.

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