Período letivo excepcional – uma inciativa de inserção do ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6021

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Espaços, Pandemia.

Resumo

Nesta investigação, dedicamo-nos a refletir sobre as características do desenvolvimento do ensino híbrido, as práticas de ensino e aprendizagem que, diante do aparecimento da pandemia da COVID-19, têm sido praticadas por diferentes setores educacionais. Tomamos como base, uma perspectiva teórica que se adorna as ideias de Martins (2016) e Virgem (2016). Nessa direção objetivamos apresentar as condições educacionais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus do Sertão e a influência de uma educação híbrida na organização dos espaços escolares, que se tornaram a residência e a sala de aula virtual, que elevam a efervescência para o estímulo e fixação da atenção dos alunos em tempos de isolamento social. Apresentamos a etnografia virtual como uma das possibilidades curriculares que preservam a iniciação da pesquisa nos espaços virtuais e compõe o campo dos processos formativos da docência no momento pandêmico. Os principais resultados obtidos foram a confirmação a partir das narrativas dos alunos relatando o êxito das metodologias/estratégias utilizadas, bem como verificação do engajamento e participação ativa dos estudantes nas aulas síncronas e assíncronas após alinhamento entre a estruturação do material didático utilizado e o espaço de estudo dos alunos.

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Biografia do Autor

Mayara Teles Viveiros de Lira, Univesidade Federal de Alagoas, Maceió

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Campus A. C. Simões – Maceió / Alagoas, Brasil.

Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss, Univesidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Campus A. C. Simões – Maceió / Alagoas, Brasil

Andrea Valesca Almeida Vieira, Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG, Maceió

Master em Arquitetura e lighting pelo Instituto de Pós-graduação e graduação IPOG – Maceió / Alagoas, Brasil.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

LIRA, M. T. V. de; VOSS, L. K. de A. F.; VIEIRA, A. V. A. Período letivo excepcional – uma inciativa de inserção do ensino híbrido. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6021. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6021. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático