Ensinando botânica por meio da confecção de sabonetes de plantas medicinais

Autores

  • Alcilene Bezerra FACULDADE DE RONDÔNIA.
  • Dryelle Vieira Rodrigues CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
  • Felipe Sant' Anna Cavalcante Centro Universitário São Lucas
  • Patrícia Guedes Nogueira Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2719

Palavras-chave:

Recursos naturais.Botânica.Medicinal.

Resumo

As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da humanidade. Os sabonetes vegetais possuem um maior benefício para a saúde humana e para o meio ambiente, visto que o teor químico da composição dos mesmos é relativamente menor, quando comparado ao sabonete comercial. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo confeccionar sabonetes utilizando essências de plantas medicinais da Região Amazônica associando assim com o conhecimento em Botânica. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral no município de Porto Velho-RO com 120 alunos do ensino médio. As essências de banana, açaí, cupuaçu e buriti foram obtidas comercialmente em Porto Velho-RO. Na escola, aplicou-se um pré e um questionário com a finalidade de levantar informações dos alunos sobre a botânica no cotidiano. Em seguida, realizou-se uma apresentação oral utilizando recursos multimídia para execução do trabalho e posteriormente, uma aula prática dentro da sala de aula utilizando materiais como: glicerina, essências, corante natural, forno e formas de silicone. Verificou-se que os alunos compreenderam de forma contextualizada a importância das plantas medicinais e sua relação com o ensino de Botânica passando a identificar que os vegetais fazem parte da vida cotidiana apresentando assim importância na área da pesquisa científica. 

Biografia do Autor

  • Alcilene Bezerra, FACULDADE DE RONDÔNIA.
    Bióloga, Licenciatura e Bacheraldo pelo Centro Universitário São Lucas. Pós-Graduação em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental.
  • Dryelle Vieira Rodrigues, CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
    Bióloga, Licenciatura e Bacheraldo pelo Centro Universitário São Lucas. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior.
  • Felipe Sant' Anna Cavalcante, Centro Universitário São Lucas
    Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
  • Patrícia Guedes Nogueira, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
    Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.
  • Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
    Professor doutor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM.

Downloads

Publicado

04/09/2018

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Ensinando botânica por meio da confecção de sabonetes de plantas medicinais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 147–158, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2719. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2719. Acesso em: 10 set. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 44

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.