Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no Município De Ituiutaba, MG, 1940-60

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5483

Palavras-chave:

Ascenção Econômica. Investimentos. População Rural.

Resumo

Analfabetismo, ascensão econômica pela rizicultura e migração rural marcaram o município de Ituiutaba nos anos 1940–60. Este trabalho apresenta uma compreensão das inter-relações desses fenômenos pelo viés da criação de escolas rurais: o que o governo fez pela escolarização da população rural? Para responder a essa pergunta, a pesquisa se valeu de dados estatísticos, atas, relatos orais e fotografias como fontes históricas. Os resultados indicam que o governo local pode até ter feito mais investimentos na criação de escolas urbanas e rurais com recursos da agricultura; mas não bastaram para aplacar o analfabetismo. Embora a sede do município possa ter tido uma população com taxas elevadas de alfabetização, o meio rural tinha uma população de analfabetos que invertiam tais taxas.

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Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia

Doutora em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia

Elizabeth Farias da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia

Doutor em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

RIBEIRO, B. de O. L.; SILVA, E. F. da; QUILLICI NETO, A. Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no Município De Ituiutaba, MG, 1940-60. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1157–1172, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5483. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5483. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático