As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania

Autores

  • Valdeci Reis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Silva Lino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2858

Palavras-chave:

Cultura digital. Redes. Ética.

Resumo

Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. 

Biografia do Autor

  • Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Pedagogo, Especialista em Orientação Educacional, Mestre em Educação, Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Produtor e Editor do Programa Educação em Debate (Emissora 98,3 Campeche FM - Florianópolis). Presidente da Comissão de Ética do IFSC, Membro do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCOMFLORIPA (UDESC), atuando principalmente nos temas: Educomunicação, Mídia Alternativa, Juventude, Ciberespaço, Cultura Digital. Tem experiência na área Educacional, com ênfase em Educação Tecnológica; Educação e Trabalho; e Mídias em Educação,
  • Fernanda Silva Lino, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Doutoranda em Educação pela UDESC. Professora da Rede Municipal de Florianópolis
  • Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Doutora em Comunicação pela USP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC

Downloads

Publicado

04/09/2018

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 180–196, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2858. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858. Acesso em: 30 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 113

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.